Secretaria de Estado de Turismo lança portal para catalogar inventário dos Circuitos Turísticos

O novo Portal de Turismo de Minas Gerais (www.minasgerais.com.br) está em fase de construção e será lançado no mercado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A iniciativa inovadora no cenário nacional de sistematização de informações integrará ao portal o inventário turístico, com o objetivo de possibilitar aos municípios mineiros registrar suas atrações locais e acompanhar a oferta turística do estado por meio da ferramenta – o Inventário da Oferta Turística do Portal Minas Gerais.

“O sistema foi bem aceito pelos circuitos e vai facilitar muito na elaboração do inventário, base para o avanço nas políticas públicas de turismo do Estado de Minas Gerais. As informações colhidas em campo servirão de base para o planejamento, gestão e promoção não só dos municípios e regiões turísticas, mas também do Estado”, explica Flávia Ribeiro, diretora de Planejamento das Políticas de Turismo da Setur.

Minas Gerais conta atualmente com 45 circuitos turísticos, que abrangem mais de 460 municípios. Assim, entidades com caráter jurídico, sem fins lucrativos, formadas por um conjunto de municípios que dispõem de afinidades diversas como lazer, cultura, esporte, história, arquitetura, poderão catalogar seus atrativos turísticos. São informações que servirão para a integração contínua dos municípios e base para a implementação de políticas públicas para o turismo.

O Portal de Turismo de Minas, que abrigará o Inventário Turístico do Estado, será direcionado tanto a representantes dos Circuitos Turísticos quanto ao cidadão comum para acesso às informações turísticas de Minas Gerais.

Multiplicadores do Inventário Turístico

Com o objetivo de formar multiplicadores em todas as regiões do estado, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, durante o mês de maio, ministrou o curso de ‘Capacitação Módulo de Inventário da Oferta Turística do Portal Minas Gerais’, voltado para representantes dos Circuitos Turísticos.

O treinamento foi realizado em oito cidades-polo e cada capacitação contou com a presença de quatro a oito Circuitos Turísticos. No total, agentes de 36 Circuitos Turísticos foram capacitados e estão aptos a orientar e multiplicar as informações referentes à utilização do inventário junto aos municípios integrantes de sua região.

Para a continuidade desta ação foram apresentados os prazos durante as capacitações. Até o dia 30 de julho de 2016 os multiplicadores capacitados deverão repassar o treinamento aos municípios que compõem a sua região turística.

O prazo para a inserção das informações no módulo do inventário da oferta turística para os municípios participantes da regionalização do turismo vai do dia 1º de agosto até 3 de outubro de 2016.

As capacitações são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria de Ciência e Tecnologia que disponibilizou as salas e equipamentos da Uaitec para a realização dos cursos.

Os treinamentos foram realizados em Belo Horizonte, Montes Claros, Lavras, Santa Rita do Sapucaí, Ipatinga, Jequitinhonha, Ubá e Pirapora.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários