Prefeitura de Itabira e Senac oferecem curso profissionalizante para guia turístico

A Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), oferece, gratuitamente, o curso profissionalizante para Agente de Informações Turísticas que começa na quinta-feira, 14 de setembro, das 18 às 22 horas, na unidade Itabira do Senac (praça Doutor Acrísio Alvarenga, nº 7, Centro).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), as inscrições ainda estão abertas e as vagas remanescentes serão preenchidas até o dia 22 de setembro.

“Mesmo que as aulas comecem hoje, podemos fazer novas matrículas com até 20% do curso em andamento. Depois disso é inviável, já que o aluno precisa de, no mínimo, 80% da frequência para ser aprovado”, explicou Igor Eduardo de Macedo Costa, consultor de negócios do Senac.

O curso tem 200 horas de carga horária e termina no dia 30 de novembro. Ao final, segundo Igor Costa, os alunos terão certificado e poderão atuar como agente de fomento ao turismo.

“Esse curso profissionalizante oferece uma base geral sobre turismo, passando pelo atendimento dos clientes e turistas, relacionamento com bares, restaurantes e hotéis, até a identificação de potencialidades turísticas no município”, explicou o consultor.

Além disso, por solicitação da PMI, serão feitas inserções das questões relacionadas com o turismo de Itabira e da região. “Durante o curso realizaremos aulas práticas e eventos para que os alunos conheçam melhor a região”, ressaltou Igor Costa.

Para José Don Carlos Alves Santos, secretário da SMDECTIT, a parceria com o Senac tem como objetivo desenvolver um novo mercado de trabalho na cidade. “Itabira tem potencial, é um polo turístico com interessantes pontos de visitação, mas a mão de obra qualificada é escassa. Queremos qualificar e abrir esse leque de novas oportunidades”.

Requisitos

Para fazer o curso de Agente de Informações Turísticas é necessário ser maior de 16 anos, ter cursado o Ensino Fundamental II (concluído ou incompleto) e apresentar os seguintes documentos (original e cópia):

  • CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Certificado escolar;
  • Declaração escolar expedida em, no máximo, 30 dias ou histórico escolar;
  • Comprovante de endereço (contas de luz, água, telefone ou fatura de cartão de crédito) expedido, no máximo, nos últimos três meses.

Mais cursos

Também estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para os cursos de Web Designer, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Desenvolvedor de Aplicativos, Programador Web e Programador de Sistemas, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Conforme informações da SMDECTIT, em todos os cursos serão acrescidas 40 horas de empreendedorismo e inovação, com o objetivo de motivar os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado. Dessa maneira, a carga horária total dos cursos passa para 272 horas.

Para garantir uma vaga é necessário se cadastrar no site da Uaitec. Também são pré-requisitos que o candidato tenha concluído ou esteja cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II. Para efetivar a matrícula o aluno deverá comparecer ao campus Itabira da universidade (avenida Duque de Caxias, nº 1240, bairro Esplanada da Estação) entre os dias 25 e 29 de setembro, munidos com cópias e documentos originais – CPF e RG – além de declaração escolar ou documento similar que comprove a escolaridade.

O início das aulas será em outubro e, apesar de o sistema da Rede Uaitec ser focado em transmissões por videoconferência, segundo informações da SMDECTIT, as aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, o que significa que haverá aulas online e encontros no campus, com auxílio de tutores. O material didático completo será distribuído gratuitamente no início dos cursos.

LEIA MAIS

Comentários