Prefeitura começa a discutir o Plano de Manejo da APA Santo Antônio com as comunidades

Começam nesta segunda-feira, 5 de outubro, os encontros entre a Prefeitura de Municipal de Itabira e as comunidades do perímetro de abrangência da Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antônio. Nessas reuniões, será discutido o Plano de Manejo que está sendo elaborado com a participação da população e assessoria técnica do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

A primeira reunião será com a comunidade de Machados, na Escola Municipal Coronel João Lage. No dia seguinte, 6 de outubro, será no Centro de Tradições, em Senhora do Carmo e, na quarta-feira, 7 de outubro, no salão paroquial, em Ipoema. Os encontros serão sempre às 18h30.

Desde o ano passado, com a assessoria do IABS, a Prefeitura está elaborando o plano. Agora é a vez de apresentar a proposta à comunidade. De acordo com a Diretoria de Unidades de Conservação, é imprescindível esse momento com as comunidades, pois os moradores do entorno serão os principais parceiros na gestão da unidade de conservação. Todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo que abranja a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas para promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

O documento que está sendo elaborado tem como objetivos orientar a gestão da unidade de conservação e promover o uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno dela de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação da biodiversidade.

Comentários