Paraty e Ilha Grande acabam de entrar para a lista de cidades com o título de Patrimônio Mundial da Unesco

As localidades cariocas, depois de dez anos na fila de espera, finalmente receberam o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco. Após amargar uma recusa em 2009, se tornaram candidatas no ano passado e conquistaram o reconhecimento de primeiro sítio misto do Brasil nessa seleta lista.

Unindo os destaques culturais e ambientais em um só planejamento, que agora promoverá um plano de integração entre os dois setores, o município de Paraty realiza um feito inédito na América Latina: é o primeiro sítio misto da região onde se encontra uma cultura viva. Todos os demais sítios mistos do continente, como Machu Picchu, no Peru, são sítios arqueológicos em uma paisagem natural.

Em uma nota oficial, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, destacou que Paraty e Ilha Grande estão em uma área com diversas reservas ecológicas. “Vemos de maneira excepcional e única uma conjunção de beleza natural, biodiversidade ímpar, manifestações culturais, um fabuloso conjunto histórico e importantes testemunhos arqueológicos para a compreensão da evolução da Humanidade no planeta Terra”.

Otávio Leite, Secretário estadual de turismo, destacou que o próximo passo é pensar em preservar, enaltecer e atrair turistas de todo o mundo. “Receber o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco é a demonstração de que foi construída um importante trabalho em relação à conservação da nossa história e biodiversidade. Este é um momento único e especialmente importante para todos os moradores de Paraty”.

LEIA MAIS

Comentários