Museu do Tropeiro recebe 18 mil turistas em pouco mais de dois anos

A Prefeitura de Itabira divulgou os números relativos à quantidade de visitantes que passaram pelo Museu do Tropeiro, em Ipoema, nos últimos dois anos e meio. O espaço, além de registrar a cultura tropeira na região, ainda é dedicado ao aprendizado, convivência e apresentações artísticas.

De acordo com as informações da administração municipal, nesse período 18.018 pessoas visitaram o Museu do Tropeiro. Em 2013, 5.748 pessoas passaram pelo local; já em 2014 o número de visitantes subiu para 8.544. Neste ano, até o momento, foram registradas 3.726 visitações no espaço histórico.

O museu funciona em casa do século XVIII que pertenceu ao tropeiro Sô Neco. A história também nos conta que o espaço já abrigou um rancho de tropeiros e a casa paroquial do distrito de Ipoema. Atualmente, o espaço cultural conta com um acervo de 700 itens – entre documentos e objetos usados em viagens.

E não é apenas o acervo histórico que atrai turistas até o local, os projetos desenvolvidos ali também atraem a atenção de quem visita o distrito iabirano. SOS Natureza, Semana Drumondiana e Semana da Cultura Tropeira são alguns exemplos de programas que acontecem no museu.

Além disso, a tradicional festa “Roda de Viola”, que acontece nas noites de lua cheia, dá um tempero especial ao museu. Tudo isso para valorizar e preservar a tradição tropeira, tão presente na história da região.

O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217, Ipoema. O seu funcionamento é de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Nos domingos e feriados o visitante é recebido das 9h às 12h e das 13h às 16h. Outras informações sobre o espaço histórico-cultural pelo telefone (31) 3839-2992.

Comentários