Itabira está entre os melhores pontos para se observar estrelas

Agraciada com uma série de atrativos naturais que reúnem cachoeiras, trilhas, montanhas e matas, Itabira também ganha destaque quando o assunto é a observação noturna do céu. A cidade aparece em uma listagem em que são apontados os melhores lugares no país para que as pessoas possam admirar as estrelas.

De acordo com especialistas do Observatório Nacional, alguns quesitos devem ser levados em consideração na hora de observar um céu estrelado e garantir que as constelações e planetas possam ser vistos a olho nu. O critério fundamental é estar a mais de 50 km dos grandes centros urbanos, pois a luminosidade e a poluição das grandes cidades atrapalham a visibilidade.

Cidades litorâneas ou que estejam próximas de rios e lagos também não são aconselhadas como pontos de observação. Isso porque esses locais costumam ter grandes quantidades de nuvens que acabam cobrindo o céu. Além disso, o observador deve procurar lugares altos e frescos – levar um binóculo também facilita a visualização. E não se esqueça de que o inverno é a melhor época para olhar as estrelas.

Para quem deseja fugir da rotina diária e do estresse das cidades é só conferir a lista abaixo e programar o passeio:

*Sossêgo (PB), a 237 km de João Pessoa

*Arcoverde (PE), a 252 km do Recife

*Itacuruba (PE), a 466 km do Recife

*Pé da Serra (BA), a 173 km de Salvador

*Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia

*Itabira (MG), a 99 km de Belo Horizonte

*Nova Friburgo (RJ), a 137 km do Rio de Janeiro

*Atibaia (SP), a 60 km de São Paulo

*Paranaguá (PR), a 90 km de Curitiba

*Nova Hamburgo (RS), a 60 km de Porto Alegre

Comentários