Ipoema é objeto de pesquisa de alunos da Escola Marina Bragança

Sob a orientação dos professores de Geografia Júlio César Batista Mattos e Diogo Oliveira e da professora de Ciências Lílian Soares Marciano, os alunos do 8º ano da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça realizaram uma pesquisa sobre a percepção dos moradores do distrito de Ipoema com relação ao ambiente em que vivem.

Entre os tópicos pesquisados pelos estudantes estão a qualidade de vida da população, turismo e infraestrutura. A iniciativa teve como objetivo permitir que os adolescentes entendessem na prática os assuntos que são abordados em sala de aula, além de entrar em contato com os atrativos naturais e históricos de Ipoema.

Durante o trabalho foram entrevistados 35 moradores do distrito itabirano. Os dados coletados apontam que 86% da população está satisfeita de morar em Ipoema; 74% dos moradores já visitaram os atrativos naturais da região; 77% são favoráveis à realização de festas (seja a tradicional Roda de Viola, eventos religiosos ou raves); e 60% afirmam que há infraestrutura local (pousadas, ruas asfaltadas/pavimentadas, policiamento, posto de saúde e conexão com a internet) para atender a população e receber turistas.

A Secretaria Municipal de Educação de Itabira apoiou a iniciativa de pesquisa e forneceu o transporte para que os estudantes pudessem realizar o trabalho de campo.

Comentários