Montevideo, no Uruguai, prova que é um destino de férias cheio de boas surpresas. E mais que isso, dá uma aula de como o turismo pode ser mais do que locais históricos, museus e passeios em paisagens de tirar o fôlego. Por lá, as experiências gastronômicas são obrigatórias no roteiro!
Para quem pretende dar uma passada pela capital uruguaia, as ruas tranquilas que beiram os bairros de Chaná e Cordón reservam um espaço que vale à pena conhecer. O Mercado Ferrando é um dos lugares mais fofos e surpreendentes de Montevideo.
Primeira dica: vá com fome!
Segunda dica: deixe para comprar presentinhos para a família e os amigos lá!
Terceira dica: experimente as muuuuuiiiiittttaaaasssss cervejas artesanais.
O mercado foi aberto em 2017 e reúne vários espaços independentes, com os próprios donos atendendo e identidades especiais. Quem tem uma loja ou restaurante lá precisa se alinhar à filosofia do lugar. E por sinal, que lugar lindo! Ele funciona em um grande edifício vazio onde funcionava um ateliê metalúrgico. O prédio data de 1878. O projeto arquitetônico foi feito para manter a estrutura original, sobretudo para resgatar o que fazia parte do visual original da cidade.
Em seus 2 mil metros, o local abriga 19 espaços com diversas lojas e restaurantes. Muita delas focadas na gastronomia, como a Cilantro, uma lojinha de materiais para cozinha e churrasco. Ou como a Librería del Mercado, que vende exclusivamente publicações sobre o tema.
Lá também dá para achar lugares como a Il Gufo, onde se vende a fainá, um massa fina, típica do Uruguai, feita de farinha de grão de bico. Imperdível! Assim como o bazar de especiarias Samud, especializado em alho negro; a mercearia Lutini e suas incontáveis opções de queijos, azeitonas e embutidos; e a taperia Mundano com deliciosas tapas, tortilhas e outras delícias espanholas e bascas.
Lembra das cervejas? Mais de 200 rótulos de cervejas artesanais uruguaias podem ser apreciadas e compradas no bar OPB.
E, finalizando, o Mercado Ferrando ainda abre espaço para exposições no mezanino e DJ’s tocando ao ar livre, no pátio interno. Quem mais está abrindo abas de sites de passagens aéreas para Montevideo nesse momento? rsrs
LEIA MAIS
- O Terno lança clipe de “Nada/Tudo”
- Museu do Tropeiro, em Ipoema, comemora 16 anos neste fim de semana
- Movimentos estudantis são destaque na faixa de cinema da Rede Minas
- O FBI conseguiu devolver a uma família francesa uma obra de arte roubada por nazistas há mais de 70 anos