Codemig e Secretaria de Estado de Turismo incentivam a pesquisa e a inovação no turismo

Entre os dias 08 e 10 de novembro, Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo. Realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), o evento busca fomentar a produção de estudos e pesquisas referentes ao impacto do turismo como atividade de desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais, além de contribuir para a construção e o aperfeiçoamento de políticas voltadas ao setor, considerado estratégico para o Estado.

Proposto pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, rede de pesquisa em turismo coordenada pela Setur, o seminário vai abordar três eixos principais: Economia do Turismo, Papel dos Observatórios e Inovação em Pesquisa e Turismo.

A programação intensa, com palestrantes de diversas partes do Brasil e do exterior e apresentações de artigos científicos, faz do encontro uma grande oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e os profissionais do turismo.

A diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, destaca a importância do fomento ao turismo no desenvolvimento integrado do estado e nas atividades estratégicas da Empresa.

“A atuação da Codemig valoriza as riquezas e potencialidades mineiras para gerar novas oportunidades de investimento, aumentar a competitividade e propiciar bons negócios para o setor produtivo”, diz.

De acordo com Fernanda, a Codemig investe em diversas frentes de ação em prol do segmento turístico, como: turismo de negócios e eventos por meio dos Expominas; turismo de lazer e hotelaria, além de parques e balneários; editais públicos para seleção de projetos de fortalecimento e fomento de festivais gastronômicos, reforçando o posicionamento do estado como um destino turístico gastronômico de referência no país; e aplicativo turístico Visite Minas Gerais, disponível gratuitamente pelo site minasgerais.com.br/visiteminasgerais.html.

O I Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo será realizado no auditório do SESC-MG (Rua dos Tupinambás 956, 16º andar, Centro, Belo Horizonte). As conferências serão transmitidas ao vivo, pela internet, no canal do Observatório do Turismo no YouTube. Outras informações estão disponíveis no site do evento: www.sempit.mg.gov.br.

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia.

A empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes.

Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários