Catas Altas recebe palestra sobre importância do turismo no desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Catas Altas lançou, oficialmente, no último dia 14 de fevereiro, o projeto “Turismo em Alta – Capacitando para o Futuro”. A iniciativa, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem como objetivo a capacitação da comunidade e do trade turístico para atuação no turismo local.

O lançamento contou com a palestra “Turismo, Gestão, Cenários e Oportunidades” que abordou o cenário do turismo e sua importância como atividade de promoção ao crescimento econômico da cidade e de seus profissionais.

Projeto

O projeto “Turismo em Alta – Capacitando para o Futuro” é o maior da história do município para o setor. Durante o ano, serão investidos R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.

As atividades serão voltadas para públicos distintos como empresários e profissionais que atuam no setor, alunos recém-formados do ensino médio, associações e comunidade em geral.

Dentre as capacitações previstas para acontecer ao longo do ano:

  • Pousada: curso profissionalizante de camareira em meio de hospedagem (160 horas);
  • Agências e operadoras de turismo que já atuam no município: curso de primeiros socorros para levar turistas com segurança nos passeios e atrativos naturais (36 horas);
  • Jovens recém-formados no ensino médio: curso de agente de informações turísticas (200 horas).
  • Associações e comunidade: curso básico de vinhos (20 horas), introdução ao estudo da cerveja (40 horas) e culinária mineira (20 horas);
  • Estabelecimentos de alimentação: técnica de garçom de bares (40 horas) e de serviço de barman (20 horas).

Turismo em Alta

“Turismo em Alta – Capacitando para o Futuro” é um projeto voltado para o desenvolvimento do turismo em Catas Altas.

A palavra “Alta” faz uma alusão ao nome da cidade e, ao mesmo tempo, simboliza o atual momento do turismo no país, sendo ele um grande responsável pelo desenvolvimento econômico. Objetivo este que também é almejado pela atual Administração para Catas Altas.

Já o “Capacitando para o futuro” enfatiza o mote do projeto que é capacitar a população para o turismo, pensando no desenvolvimento da cidade no pós-mineração.

A logo simboliza as serras e as montanhas de Catas Altas, um dos maiores atrativos turísticos da cidade. No centro, a figura representa o Rio Maquiné. Seu formato é ilustrado pela curva S, que faz alusão à jornada do saber, mote do projeto.

A escolha da cor verde faz uma referência aos atrativos naturais do município e representa no gráfico de sentimento a sensação de crescimento. Já o amarelo, os atrativos históricos e suas riquezas, além de gerar o sentimento de otimismo. Quer destacar que o ouro de Catas Altas é o turismo e não apenas a mineração.

LEIA MAIS

Comentários