Catas Altas inicia projeto “Turismo Legal” com duas palestras sobre vinhos

A Prefeitura de Catas Altas iniciou na segunda-feira, 11 de fevereiro, o projeto “Turismo Legal – Capacitando para o Futuro”. As primeiras atividades foram duas palestras ministradas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) voltadas para associações e comunidades.

A primeira foi sobre “O Segredo dos Vinhos”, no dia 11. A segunda, sobre “Harmonização de Vinhos e cervejas”, aconteceu no dia 12. Cerca de 25 pessoas participaram das duas atividades.

No dia 19 de fevereiro, uma outra palestra está agendada para falar sobre “Preparo de coquetéis e drinks”.

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte do projeto de profissionalização e desenvolvimento do turismo local.

O projeto é o maior da história do município para o setor, já que serão investidos R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.

As atividades serão voltadas para públicos distintos como empresários e profissionais que atuam no setor, alunos recém-formados do ensino médio, associações e comunidade em geral.

Dentre as capacitações previstas para acontecer ao longo do ano:

  • Pousada: curso profissionalizante de camareira em meio de hospedagem (160 horas);
  • Agências e operadoras de turismo que já atuam no município: curso de primeiros socorros para levar turistas com segurança nos passeios e atrativos naturais (36 horas);
  • Jovens recém-formados no ensino médio: curso de agente de informações turísticas (200 horas).
  • Associações e comunidade: curso básico de vinhos (20 horas), introdução ao estudo da cerveja (40 horas) e culinária mineira (20 horas);
  • Estabelecimentos de alimentação: técnica de garçom de bares (40 horas) e de serviço de barman (20 horas).

Participação nas capacitações

Os cursos serão gratuitos e as vagas, limitadas. Para participar, é preciso fazer inscrição em cada atividade.

Os meios de hospedagem, agências de turismo e estabelecimentos de alimentação que quiserem precisam estar regularizados no Cadastur (sistema nacional do Ministério do Turismo que reúne todas as empresas legalmente constituídas e em operação).

Quem não possuir o certificado, pode entrar em contato com a secretaria de Turismo no telefone 3832-7192. A secretaria está funcionando junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no casarão do Centro Cultural Tenente Coronel Emery, à rua Monsenhor Barros.

Capacitações em 2018 

Também em parceria com o Senac, em 2018 a Prefeitura de Catas Altas promoveu quatro capacitações voltadas para profissionalização do trade turístico: palestra “Receber bem o turista”; workshop de excelência em atendimento ao cliente; workshop de recepção em meios de hospedagem; e curso de boas práticas na manipulação de alimentos.

LEIA MAIS

Comentários