Apesar do mau tempo, diversos fiéis participam da tradicional Festa de Santa Cruz

Diversas pessoas prestigiaram a tradicional Festa de Santa Cruz, no distrito de Ipoema, no último fim de semana. Na sexta-feira, 29 de abril, ocorreu a inauguração do Espaço Lual, com música ao vivo, na Pousada Tropeiro Real. No sábado, 30 de abril, dois grandes eventos chamaram a atenção dos participantes: a Oficina de Decoração de Cruzes e Cajados, ocorrida no Museu do Tropeiro, e o lançamento do documentário “Cruzes ao Vento”, de Afra Sana, no ginásio do distrito.

Já no domingo, 1 de maio, centenas de fiéis participaram da celebração de bênçãos dos cajados. Logo, em uma demonstração de fé e perseverança, os fiéis, deixando o mau tempo de lado, seguiram para o Morro Redondo, um dos principais pontos turísticos de Itabira. Muitos optaram por percorrer o trecho de 14 quilômetros a cavalo, bicicleta, carro ou moto. No entanto, grande parte das pessoas caminhou durante todo o percurso. Na estrada, várias cruzes enfeitadas por moradores da região demonstravam a religiosidade da população.

No Morro Redondo, os fiéis foram recebidos com missa festiva celebrada pelo padre Wagner Brito, de Contagem, com participação da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário. No local, houve ainda a apresentação do Grupo de Danças Circulares Viva Roda e do grupo Perecolândia com a Dança de São Gonçalo. Os fiéis também puderam experimentar as comidas e bebidas típicas da região nas barraquinhas montadas no Morro Redondo.

Comentários