Está se preparando para curtir suas férias e ainda não tem um destino definido? Aproveite para conhecer Alter do Chão, no Pará. O vilarejo acaba de entra para a lista de 10 melhores lugares do mundo para visitar em 2019. O destino brasileiro ocupa o 8º lugar na lista elaborada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Quem lidera a mesma lista é o Peru foi o grande vencedor. Em seguida vem a Croácia; a cidade do Porto, em Portugal; os Lençóis Maranhenses; o Japão; a Islândia; o Sudeste Asiático; o Egito e o Ceará.
Alter do Chão entrou pela primeira vez na lista, diferente dos outros dois destinos brasileiros que já figuram há alguns anos. A vila, com seis mil habitantes, é famosa pelas riquezas naturais e atraiu a curiosidade de viajantes do mundo inteiro por ser a primeira entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil e o mais bonito do mundo com praias de água doce, segundo o jornal inglês “The Guardian”.
O que vem encantando os turistas é o fato de suas praias de águas claras estarem às margens do rio Tapajós. Isso lhe rendeu o apelido de ‘Caribe Amazônico’ e incluiu Alter do Chão entre os roteiros de viagens mais procurados para 2019. É o tipo de destino ideal para quem quer relaxar, mas a melhor temporada acontece entre os meses de agosto e dezembro.
SOBRE ALTER DO CHÃO
Alter do Chão foi fundada 1626 e recebeu várias das missões religiosas, comandadas pelos jesuítas. Até o século XVIII, a vila era habitada majoritariamente pelos índios Borari. Desde 1990, o turismo se tornou a principal fonte de renda do lugar. É possível chegar até lá de carro ou de barco, pelo rio Tapajós. A vila está estruturada com hotéis, pousadas e albergues, com preços acessíveis.
Entre os eventos que valem à pena conhecer, o Festival Borari (uma festa indígena que mantem a identidade cultural da vila) e a Festa do Sairé (a mais antiga manifestação folclórica da região) são muito recomendadas. A culinária é outra atração à parte. Os pratos feitos à base de peixe são o ponto forte da vila. Tucunaré e tambaqui não podem ficar fora do cardápio.
Além disso, os doces a base de frutas regionais são sucesso garantido. Cupuaçu, açaí e bacuri certamente estarão nessa lista. Assim como pratos típicos da culinária do norte como vatapá, tacacá, maniçoba e pato no tucupi.
LEIA MAIS
- Confira os trabalhos vencedores no Concurso Nacional de Poesia Carlos Drummond de Andrade – Edição 2018
- Algumas razões da crise dos mercados editorial e livreiro brasileiros e como ela pode ser resolvida
- Psicodália confirma Pepeu Gomes para o Carnaval 2019 em Rio Negrinho, Santa Catarina
- Sem sintetizadores, single da Suco de Lúcuma traz texturas psicodélicas