COMUNICAÇÃO E MARKETING: WhatsApp trabalha em uma versão empresarial

O WhatsApp está com nova política de privacidade! Desde o dia 25 de agosto os usuários do aplicativo têm recebido uma mensagem pedindo para aceitar os novos termos, que, agora, norteiam a relação entre a rede de mensagens e o Facebook, atual proprietário do serviço, e preparam o app para os testes de sua versão corporativa.

O serviço exclusivo para empresas é uma forma de gerar receita para o WhatsApp. Em janeiro deste ano, a companhia deixou de cobrar de seus usuários a taxa de US$ 0,99, que era obrigatória após um ano de uso do serviço. Até então, essa era a única fonte de renda do aplicativo. A versão corporativa vem sendo desenvolvida desde o início do ano e agora deve entrar em sua fase de testes.

Apesar de não definir exatamente como funcionará esse serviço, a equipe do WhatsApp já dá algumas ideias de como essa versão será utilizada pelas empresas. Inicialmente, o objetivo é permitir que as empresas possam enviar para seus clientes informações sobre entregas de pedidos, detalhes e mudanças sobre voos, recibo de compras, dentre outras possibilidades. Um serviço que já acontece no Facebook Messenger.

Privacidade e Facebook

As mudanças na política de privacidade do WhatsApp vai além de permitir os testes da sua versão corporativa. Em 2014, o Facebook comprou o aplicativo de troca de mensagens por US$ 21,8 bilhões e, agora, as duas empresas pretendem atuar de maneira colaborativa, ou seja, as informações dos usuários serão compartilhadas entre elas. Dados como número de celular, número de identificação, sistema operacional, dentre outras, serão trocados entre as plataformas.

De maneira geral, um usuário do WhatsApp pode ser associado ao seu perfil no Facebook, que usará esse cruzamento de dados para sugerir amigos e direcionar anúncios. Porém, mesmo com as mudanças na política de privacidade, o WhatsApp garante que as mensagens trocadas em seu aplicativo continuam criptografadas e só podem ser lidas por remetente e destinatário, assim como não podem ser compartilhadas no Facebook.

LEIA OUTROS ARQUIVOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.