COMUNICAÇÃO E MARKETING: Qual o melhor horário para postar no Facebook? Descubra!

As redes sociais possuem grande importância nas estratégias de marketing digital. Ao mesmo tempo em que estão presentes no cotidiano de milhões de pessoas, também oferecem diversidade de trabalho para os profissionais do setor e um custo relativamente baixo para cada uma das ações. Ter um perfil nessas redes sociais pode representar maior interação com o seu público, mais visibilidade para a sua marca e melhores resultados comerciais.

Dentre essas redes sociais, o Facebook é a principal alternativa no mundo. A plataforma reúne um número imenso de usuários – por dia um bilhão de pessoas fazem login no site –, além de ser dona de outras plataformas, como o WhatsApp e Instagram, o que facilita o compartilhamento de informações entre as redes sociais. As empresas que buscam fortalecer e consolidar as suas marcas precisam desenvolver estratégias dentro dessa gigante do universo digital.

Porém, não basta criar uma fan page com informações básicas e achar que está representado no Facebook. Um bom perfil é aquele que possui uma estratégia consistente de atualização e produção de conteúdo – tudo feito com qualidade para que possa atingir boa taxa de conversão e gerar engajamento. Um dos aspectos necessários para alcançar os objetivos no Facebook é saber o melhor horário das postagens.

Horário de maior audiência

É difícil definir quais os horários em que o Facebook conta com maior audiência. É possível fazer especulações, mas, nesse caso, as chances de erros aumentam e podem prejudicar uma boa estratégia de marketing digital. Porém, existem algumas pesquisas que traçam alguns dos melhores horários para compartilhar o seu conteúdo na rede social.

Vejamos algumas delas:

  • Sprinklr: realizada em 2015, essa pesquisa aponta que de terça-feira à quinta-feira são os dias de maiores audiências, sendo que os horários ideais de postagem são de 11h às 17h. Porém, ressalta que o número de acessos começa a aumentar à partir das 9h e, nos domingos, há um aumento de acessos entre 20h e 23h;
  • Optimizely: de acordo com essa pesquisa os melhores horários para postar em um fan page no Facebook è às 17h, mas isso de segunda à quinta-feira;
  • QuickSprout: essa pesquisa aponta que quinta e sexta-feira são os dias de mais engajamento no Facebook, às 13h é o horário para conseguir mais compartilhamentos e às 15h é o horário para conseguir mais cliques. A pesquisa também traça um período mais amplo de horários para postar, que vai das 9h às 19h.

De um modo geral, cada pesquisa determina uma variação de horário e dias em que se pode conseguir mais resultados. Mesmo com essa diferença entre os estudos, podemos observar alguns dados consistentes e comum entre eles, como o fato de que postagens feitas muito cedo ou muito tarde tendem a ter resultados ruins.

É importante ter em mente que essas pesquisas não determinam uma verdade absoluta e devem ser usadas como uma forma de nortear as suas estratégias. Ter algumas possibilidades de horários para fazer as suas postagens ajuda a construir o seu trabalho, mas para ter bons resultados é preciso conhecer a sua audiência e seu comportamento na internet – e isso não vai te ajudar a definir apenas os melhores horários para postar, mas também qual melhor conteúdo para se produzir.

Dessa forma, só será possível estabelecer esse padrão de postagens na sua fan page a partir de testes e análises dos resultados de suas ações. Uma forma de se fazer esses testes é usar alguns dos melhores horários apontados nas pesquisas: experimente publicar no Facebook um de seus artigos nos horários de 9h, 13h e 17h durante um determinado período de tempo. Avalie o resultado alcançado em cada um dos horários e terá uma noção mais fiel de qual o melhor horário para colocar as suas postagens na rede.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.