COMUNICAÇÃO E MARKETING: Instagram Stories também é business

O ano de 2017 começou bastante movimentado para os profissionais que atuam nas redes sociais. Depois de o Facebook anunciar testes para uma nova forma de anúncio em sua plataforma, agora é a vez do Instagram – que também pertence ao grupo comandado por Mark Zuckerberg – apostar em mudanças nas funcionalidades business de seu aplicativo de fotos e vídeos.

Com uma audiência estimada de 150 milhões de usuários ativos por dia no Instagram Stories, número que já supera o seu concorrente Snapchat, o Instagram anunciou parceria com 30 marcas, o que permite começar a explorar os primeiros anúncios em sua plataforma. Dessa forma, a rede social consegue desenvolver um mecanismo que permita explorar comercialmente as funcionalidades do seu serviço.

Na fase inicial, os anúncios terão 15 segundos em vídeos ou cinco segundos em imagens. Porém, o usuário pode passar as propagandas se desejar, para isso basta dar um toque, assim como é feito no sistema Stories. Outra opção é poder enviar mensagem direta para o anunciante – que pode ser feita ao deslizar para cima. A indicação “patrocinado” irá acompanhar a logo da marca sempre que houver algum patrocínio.

A previsão é de que os anúncios no Instagram Stories estejam disponíveis no Brasil a partir do dia 02 de fevereiro. As marcas que irão testar a nova funcionalidade são: Adidas, Airbnb, Akbank, Asos, AT&T, Bacardi, Bem & Jerry’s, Blibli.com, Bud Light, Buick, Buzzfeed, Capital One, DSW, Electronic Arts, Hawkers, Live Nation, L’Oreal, Louis Vuitton, McDonald’s, Netflix, Nike, Noosa, Pepsi, Qants, Renault, Shiseido, Skol, The Honest, Company, T-Mobile, Turner Sports, Universal, Wendy’s Yoox e Zalando.

Por enquanto os anúncios na plataforma estão apenas em fase de testes, mas, conforme comunicado do Instagram, em breve a função será disponibilizada para novas empresas. Assim, podemos esperar que ao longo de 2017 as formas de trabalhar o marketing dentro da plataforma sejam expandidas, permitindo novos meios de se trabalhar imagens corporativas.

O investimento em novos mecanismos de anúncios parece ser uma das principais ações do grupo comandado por Zuckerberg, que vem trabalhando, também, em novos modelos para o Facebook. Em um primeiro momento, a ideia é disponibilizar anúncios em vídeo – sobretudo em lives –, uma das principais tendências dentro da principal rede social do mundo.

Outras novidades

Além dos anúncios no modo Stories, o Instagram também lançou novas métricas para o perfil de empresas dentro da plataforma. Apesar dessa novidade também se relacionar com o modo Stories, ela está disponível para todas as contas corporativas e já podem ser exploradas por empresários e profissionais de marketing digital. Confira as novas métricas:

  • Reach (alcance): número de pessoas que viram a publicação;
  • Impressions (impressões): quantas vezes o post foi visto;
  • Rpelys (respostas): quantidade de respostas recebidas na Storie;
  • Exits (saídas): número de rejeições ao conteúdo ou quantas pessoas desistiram de ver a Storie da marca.

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