Coletivos Altamente e Viravoltear colocam o bloco na rua pela primeira vez no próximo sábado

O Bloco Carnavalesco Madalena Não Gosta de Poema ganhou as ruas de Itabira no último domingo e, como já faz há quatro ano, abriu o pré-carnaval local. Agora é a vez de mais dois coletivos itabiranos colocarem seus blocos na rua. O Coletivo Altamente, com um bloco de mesmo nome, e o Coletivo Viravoltear, com o bloco Careta pros Caretas, vão fazer a alegria dos foliões nesse sábado, 23 de fevereiro.
O Coletivo Altamente organizou uma programação extensa que inclui oficinas de musicalização para crianças, barracas de comida e bebida, espaço kids, artesanato, entre outras atrações. Tudo isso acontecerá no Paredão da Rua Tiradentes e no Largo do Batistinha que serão palco da concentração do Bloco Altamente, do encontro com o Bloco Careta pros Caretas e o cortejo de ambos.
Bloco Altamente
O Coletivo Altamente foi criado em 2015 com a intenção de fomentar cultural de Itabira. Formado por músicos e produtores culturais da cidade, o Coletivo construiu uma trajetória focada na cena artística independente. Em seus quase quatro anos de atividades produziu shows, oficinas, exposições, saraus, performances cênicas e, agora, o Bloco Altamente.
O Bloco surgiu de oficinas de percussão ministradas pelo músico e um dos idealizadores do Coletivo Altamente, Juninho Ibituruna, desde outubro de 2018. “Ele tenta fazer esse movimento desde meados de 2014. Juninho já tinha ministrado muitas diversas oficinas de percussão, pandeiro e batucada brasileiras em praças e espaços público da cidade em diversas ocasiões, com a ideia de dar continuidade, mas só agora deu certo”, relembra Fernando Sampaio, também idealizador do Coletivo Altamente.
Juninho Ibituruna começou seus estudos em bateria, em 1990, na Casa dos Tambores, escola de música fundada por seu pai Flávio Santos Nascimento, na cidade de Governador Valadares (MG). De lá pra cá, participou de projetos nacionais e internacionais como baterista, percussionista, programador de áudio, professor, ministrante de oficina, co-produtor e DJ em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica e Singapura.
Como mestre da bateria do Bloco Altamente comanda cerca de 55 alunos, entre itabiranos e residentes da cidade, todos iniciantes no estudo da percussão. Essencialmente, o projeto trata-se da formação e recuperação da cultura de carnaval de rua de Itabira. A proposta é resgatar não apenas as festas, mas ritmos como o tambor de folia, as batidas da tradição mineira e nordestina, ritmos da Conga, a Marcha Grave o Afoxé e o Moçambique Serra Acima. “A maior característica do Bloco Altamente é a diversidade: de pessoas, pensamento, ideias, filosofias, profissões. Acho que essa é, inclusive, a principal característica do trabalho dos coletivos artísticos. Por isso, a gente sempre trabalha muito em parceria com outros coletivos e artistas”, conta Juninho Ibituruna.
Programação completa 
Como os próprios organizadores explicaram, o evento desse sábado será divido em três partes. Por ser uma programação extensa, das 14h as 17h, no Paredão da Rua Tiradentes, funcionará um espaço dedicado à criançada. Ao som do DJ Adoniran, acontecerão duas oficinas de percussão, ministradas por Juninho Ibituruna.
52602507_2345808715691371_5025931783015759872_o
A partir das 17h, no Largo do Batistinha, começará a concentração Bloco Altamente. Lá, os integrantes do bloco começarão a se reunir para a saída do cortejo. Nesse momento, acontecerá um grande encontro com o cortejo do Bloco Careta pros Caretas.
Em seguida, os dois blocos fazem um cortejo em direção ao Paredão da Rua Tiradentes. Lá, o Bloco Altamente tocará junto com a dupla Dan e Duca com o projeto Samba na Sola, além de Rubiane Sampaio e do cantor Nandy Xavier. “A gente não acreditava nessa proporção toda, mas é legal ver que quem não entrou no bloco está doido para entrar. Na semana que vem, a gente já tem quatro tocadas marcadas para o bloco, em Itabira e em João Monlevade. Então, o bloco já caiu nas graças do povo”, comemora Fernando Sampaio
Serviço
Pré-Carnaval do Bloco Altamente
Data e horário: sábado, 23 de fevereiro, às 14h
Local: Paredão da Rua Tiradentes, Centro, Itabira, Minas Gerais e Concentração no Largo do Batistinha, Centro, Itabira, Minas Gerais
Ingressos: Gratuito
52478554_1572985902845153_4991342671919316992_n
LEIA MAIS
Comentários