Instituto ITI adere ao movimento mundial do Dia de Doar

O Dia de Doar é uma iniciativa norte-americana conhecida como “Giving Tuesday”, que significa “terça-feira da doação”. Ela surgiu em 2012, em contraponto a duas datas comerciais extremamente famosas: a “Black Friday” e a “Cyber Monday”. Justamente por isso, ele é realizado sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving Day”).

​O Brasil adotou a ideia em 2013 e, a partir de 2014, entrou para movimento global no qual, atualmente, 55 países participam oficialmente. O Dia de Doar tem a intenção de encabeçar uma mobilização real em prol de uma sociedade adepta à cultura da doação, mais generosa e solidária, por meio da conexão de pessoas com causas.

Esse ano, o Dia de Doar acontece hoje, 3 de dezembro, terça-feira, e conta com milhares de organizações que estão preparadas para receber doações, além de milhões de brasileiros interessados em demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

Em Itabira, o Instituto ITI – Igualdade, Transformação e Inovação Social – aderiu ao Dia de Doar. Há 10 anos, a instituição vem trabalhando em busca da transformação da vida e da realidade de muitas mulheres e famílias itabiranas. No último mês de setembro, por exemplo, o ITI comemorou a formatura das 90 pessoas que constituíram a primeira turma do Curso de Capacitação em Costura, Bordado e Artesanato Sustentável. E, atualmente, outros 120 alunos integram a segunda turma.

Ao longo dos cinco meses de duração do curso, os participantes adquirirem conhecimentos em técnicas de bordados variados, operação de máquinas industriais de costura, desenvolvimento da criatividade, uso de materiais com foco na sustentabilidade, importância o empreendedorismo, valorização do artesanato, métodos eficazes de venda, auxílio das redes sociais na divulgação de produtos e serviços, entre outras coisas. Além disso, desde o mês de outubro, vem realizando o Programa de Gastronomia Social, em que os inscritos têm acesso a receitas e aulas no formato “faça e venda” para aprenderem como utilizar a culinária como meio de gerar emprego e renda. Ao todo, foram realizados mais de 30 cursos com cerca de 200 inscritos.

O estilista, idealizador e presidente do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, deixa claro que “estamos caminhando, nesses 10 anos, em busca do reconhecimento e da valorização dos nossos programas voltados para a educação, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida. Acreditamos que investir no desenvolvimento humano, é o caminho natural para o fortalecimento da economia criativa, das redes educativas, da criação de autonomia produtiva e do protagonismo cultural das comunidades”.

20191122_155016

Hoje, o ITI conta com parcerias importantes para existir. As tecelagens Capricórnio Têxtil, Dalila Têxtil, Santantense SportsWear e G.Vallone Têxtil são responsáveis pela doação de tecidos e resíduos para a realização das aulas; a vitória no prêmio do Movimento Bem Maior e o patrocínio da Vale garantem a compra de insumos e equipamentos da cozinha, a manutenção das máquinas de costura e fornecimento de agulhas, linhas, tesouras, pedraria para bordado, entre outros itens; e a Valenet, o Restaurante da Lili e a Prefeitura de Itabira são apoiadores essenciais ao longo de toda essa caminhada.

Nesse Dia de Doar, o Instituto ITI convida a sociedade itabirana a conhecer um pouco mais do trabalho realizado por lá, bem como dar às pessoas a oportunidade de se tornarem parte importante na transformação de quem encontra na instituição um meio para a transformação real de vida. Detalhes e outras informações podem ser obtidas telefone (31) 3840-5707 ou pelos perfis do Instituto ITI no Facebook e no Intagram. No site www.institutoiti.org.br é possível realizar as doações.

LEIA MAIS

Comentários