Supermercado holandês dá aula de sustentabilidade

O combate ao consumo de plástico está cada vez maior e mais presente no nosso dia a dia. No Brasil, o Rio de Janeiro proibiu os canudos de plásticos. Mas, é a Holanda que tem dado aula de como incentivar a sustentabilidade.

Um supermercado em Amsterdã acaba de se tornar o primeiro a oferecer produtos sem plástico em toda a Europa. Na loja, mais de 700 produtos sem plástico, estão disponíveis em um só corredor.

O movimento vem em meio a crescente preocupação global sobre os danos que os resíduos de plástico estão causando nos oceanos e às cadeias alimentares. Cientistas alertam que a poluição plástica já atingiu níveis tão alarmantes que ameaça a contaminação permanente do mundo natural.

No início deste ano, uma investigação do Guardian revelou que os supermercados do Reino Unido eram uma importante fonte de resíduos de plástico, produzindo 1 milhão de toneladas por ano. E nos últimos 12 meses, ativistas pediram que todos os supermercados oferecessem um corredor sem plástico.

Os idealizadores da ideia de Amsterdã ressaltaram que os itens são embalados com materiais biodegradáveis que não serão mais caros do que os tradicionais. “Os corredores sem plástico são uma maneira realmente inovadora de testar biomateriais compostáveis ​​que oferecem uma alternativa mais ecológica às embalagens plásticas”, acredita Erik Does, execituvo-chefe do estabelecimento.

LEIA MAIS

 

Comentários