Shoppings em SP investem em atitudes ecológicas e dão destinação sustentável a lixo produzido por clientes

Alguns projetos incríveis tem chamado a atenção dos paulistanos. Alguns shoppings investiram em formas sustentáveis de utilização de seus espaços e destinação do lixo produzido por seus clientes.

No coração da Avenida Paulista, o Shopping Pátio Paulista criou uma horta que utiliza como adubo todo o lixo orgânico produzido nas praças de alimentação! Com o apoio de todos os funcionários do shopping foram plantadas 174 mudas de temperos, hortaliças e vegetais.

shopp

A horta é mantida com mais de 180 kg de compostos orgânicos produzidos a partir dos resíduos da alimentação dos clientes. “Trata-se do pontapé inicial para que o centro de compras trilhe um caminho sustentável em sua história. Foi um momento incrível de interação da nossa equipe com a natureza e será ainda melhor quando fizermos as primeiras colheitas”, explicou Claudia Lima, a gerente de Marketing do shopping, em nota oficial.

Essa não é a primeira inciativa ecológica do shopping: no início do ano foram instaladas 62 vagas para bicicletas, além de instalarem uma estação de recarga pública para carros e bicicletas movidos a eletricidade.

 

Mas ele não é o único. No Shopping Eldorado, sobre as cabeças estão crescendo alfaces, manjericões, berinjelas, hortelãs e outras verduras, legumes e plantas medicinais. Isso porque a cobertura do local, uma área de 5000 m², se transformou em uma grande horta onde são cultivados alimentos orgânicos.

A ideia é que, até setembro desse ano, esse imenso jardim apelidado de Telhado Verde – e que abre para visitação uma vez por semana – estará mais próximo das pessoas. Com a ajuda da tecnologia, ele poderá ser visitado virtualmente, todos os dias, pelos clientes.

17180163

Para isso, em vários pontos do shopping, estão estacionadas bicicletas que disponibilizam gratuitamente ao público óculos 3D para assistir a um vídeo com imagens em 360°. Também será possível ouvir explicações sobre todas as fases do desenvolvimento da horta, desde a compostagem até a colheita.

No passeio virtual, os clientes descobrem curiosidades sobre o projeto que começou em 2012; como a horta ajuda a destinar ecologicamente cerca de uma tonelada de lixo orgânico gerado diariamente na praça de alimentação; como esses restos de comida se transformam em adubo para o cultivo das plantas e de que maneira foi possível reduzir a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários.

A visitação virtual ao “ecotelhado” dura um pouco mais de um minuto e meio. Quem não está na capital paulista, mas quer se inspirar pela iniciativa, pode fazer um tour pelo local pelo Google Street View!

LEIA MAIS

Comentários