É preciso muitas novas árvores para tornar o ar do planeta mais saudável

Sabe quando dizem que não devemos passar pela vida sem plantar uma árvore? Pois é… se cada ser humano plantar mais do que uma, a natureza irá agradecer! Segundo um estudo publicado na última sexta-feira, 5 de julho, na revista científica Science, serão precisos alguns bilhões de árvores para ajudar a melhorar a qualidade do ar no futuro.

Essa é, efetivamente, a primeira pesquisa que tenta quantificar as árvores que poderíamos plantar na Terra para diminuir em 25% os níveis de carbono na atmosfera. E mais que isso, a pesquisa também lista em quais regiões do planeta cabem mais áreas verdes.

Para isso, especialistas de instituições científicas da Suíça, Itália e França levantaram dados de 80 mil florestas do mundo e usaram um software do Google para gerar um mapa de quais partes do planeta poderiam contar com maior cobertura vegetal.

Os resultados apontam que o ecossistema terrestre ainda tem espaço para 0,9 bilhão de hectares a serem ocupados por árvores. Se tudo isso fosse plantado, 200 trilhões de toneladas de carbono poderiam ser removidos da atmosfera. “Nós já sabíamos que restaurar áreas florestais teria impacto no clima, mas não tínhamos evidências de quanto seria esse impacto”, disse Thomas Crowther, coautor do estudo, em nota. “Nosso trabalho mostra claramente que essa é a melhor solução disponível hoje”.

Eles ainda não conseguiram descobrir qual é a melhor maneira de cultivar tantas árvores e nem se seria possível plantar tudo isso. Mas, mesmo que ainda não haja medidas em larga escala, se cada um fizer sua parte e semear ao menos uma sementinha por ano, já será um bom começo.

LEIA MAIS

Comentários