Adidas investe em saídas sustentáveis para produzir produtos com plásticos retirados dos oceanos

Recentemente, a ONU liberou dados alarmantes sobre a produção de lixo gerada por nós. Um desses dados é ainda mais preocupante: cerca de 80% de todo o lixo encontrados em mares e oceanos é composto por plástico!. Estima-se que em 2050, se continuarmos a produzir lixo na escala atual, os resíduos plásticos na água irão superar a quantidade de peixes.

Diante desse fato, a renomada marca de artigos esportivos Adidas fez algo trouxe um pouco de esperança. A empresa assinou um termo em que se compromete a produzir 11 milhões de tênis com plásticos retirados dos oceanos!

Em entrevista, Eric Liedtke, um dos conselheiros executivos da marca, deixou claro que a nova linha de produtos pretende atender a uma demanda forte do mercado: pessoas que demonstram preocupação com a origem do que consomem. “Estamos trabalhando diretamente com ambientalistas desde 2015. Esta não é a primeira vez que iremos produzir calçados contendo plástico oceânico, já que nos últimos 2 anos foram vendidos mais de 6 milhões de tênis com este material”.

Os dois modelos lançados tem design inspirado nas ondas do mar, são formados de 95% de plástico retirado dos oceanos e 5% por poliéster reciclado. O material é similar ao usado também na confecção do uniformes dos times Bayern de Munique e Real Madrid.

Mas, a Adidas não vai parar por aí. Em parceria recente com estilistas como Stella McCartney, a marca irá criar roupas esportivas sustentáveis. Todos esses esforços fazem ainda mais sentido quando se descobre que a empresa se dedica mais do que a oferecer produtos finais sustentáveis. Na fase de produção há, ainda, um esforço real em reduzir as emissões de CO2 e a prevenir produção de novos resíduos.

Vale ressaltar que a Adidas anunciou que planeja produzir todos os seus produtos com plástico reciclado até 2020.

LEIA MAIS

 

Comentários