Instituto ITI abre novas inscrições para os cursos do Programa de Gastronomia Social

Em funcionamento desde março de 2019, o Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social) foi criado para ser um centro de convergência para o desenvolvimento social das famílias itabiranas. A ideia é oferecer cursos de qualificação que possibilitem novas perspectivas econômicas e o aumento da geração de emprego e renda.

Mas, no intuito de proporcionar à comunidade uma maior diversificação de cursos, o ITI deu início ao Programa de Gastronomia Social. Idealizado e desenvolvido pelo chef Rodrigo Bernardi, o programa pretende oferecer cursos rápidos, de no máximo um dia, onde as pessoas possam se qualificar em diversas áreas da gastronomia. “Queremos que os participantes possam começar a colocar em prática o que aprenderem, complementando a sua renda, além de ajudar quem já trabalha na área a se aprimorar”, explica o chef.

“Estamos numa fase de entender um pouco mais a comunidade itabirana, investindo no desenvolvimento da nossa própria cozinha e nos adaptando às necessidades de capacitação das pessoas que nos procuram”, completa Rodrigo.

O Programa de Gastronomia Social teve início no mês de outubro, quando ofereceu 15 cursos variados e recebeu 150 alunos. “Tivemos uma boa aceitação, uma grande procura, notamos que as pessoas estavam empenhadas e recebemos um feedback muito positivo de quem já está fazendo em casa o que aprendeu aqui”, destaca Rodrigo.

registros das aulas realizadas em outubro/2019

 

 

Assim, em busca de atingir ainda mais pessoas, o Instituto ITI está abrindo vagas para os novos cursos que acontecerão ao longo do mês de novembro. “Escolhemos os temas de acordo com aquilo que é uma tendência de mercado e de mídia. Tentamos seguir também o que outras escolas de culinária no país estão oferecendo e desenvolvendo”, frisa o chef Rodrigo Bernardi.

Outra ação importante do Programa de Gastronomia Social é a parceria com a Secretaria de Ação Social. O Instituto ITI destina ao Serviço de Obras Sociais (SOS) de Itabira, cinco das dez vagas disponíveis em cada um dos cursos. “Sabemos da necessidade que existe dentro do município de auxílio àquelas pessoas que querem se qualificar, mas não encontram um lugar para fazer isso de forma acessível financeiramente. Assim, conseguimos atender a esses usuários dos serviços de assistência de Itabira, que não deixam de ser um público que já é o foco dos cursos oferecidos pelo ITI”, finaliza Rodrigo.

Para se inscrever, os interessados deverão doar quatro litros de leite, por curso, sendo que cada pessoa poderá se inscrever em apenas dois cursos ao longo do mês. O leite arrecadado será doado a uma instituição filantropa. No mês de outubro, foram arrecadados 250 litros de leite, doados ao Recanto Salvador Pires, lar de idosos de Santa Maria de Itabira.

As inscrições podem ser feitas de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30, na sede do Instituto ITI, à Rua Irmão D’Caux, 283, no Centro. Detalhes e outras informações pelo telefone (31) 3840-5707, pelo site www.institutoiti.org.br ou pelos perfis do Instituto ITI no Facebook e no Intagram.

cursos primeira quinzena de novembro

LEIA MAIS

Comentários