A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) lançou oficialmente o Circuito do Sabor 2019 na noite de segunda-feira, 13 de maio. O maior festival gastronômico de Itabira, Minas Gerais, acontece entre 1º a 31 de julho e terá como ingrediente obrigatório as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Cada estabelecimento participante terá que usar a criatividade para surpreender com pratos elaborados especialmente para o evento.
Os empresários interessados em participar do Circuito do Sabor podem se inscrever até o dia 20 de maio. Ao todo, estão disponíveis 20 vagas, mas algumas delas já foram preenchidas na noite do lançamento do evento gastronômico. De acordo com o presidente da Acita, Eugênio Müller, “o setor de gastronomia é importante para promover a diversificação econômica no município e pode cada vez mais atrair turistas para a cidade”.
O Circuito do Sabor foi desenvolvido pela Associação Comercial em 2005 e tem como objetivo usar a gastronomia como mecanismo de desenvolvimento da indústria criativa local. Para isso, o evento busca estimular o empreendedorismo e a inovação, além de gerar emprego e renda no município.
PANCs
Durante o lançamento da 14ª edição do Circuito do Sabor, a chef de cozinha e professora de gastronomia, Isadora Silva, apresentou diversas possibilidades par ao uso das PANCs. De acordo com ela, no Brasil existem cerca de 10 mil espécies de plantas com potencial alimentício, contudo, utilizamos apenas 300 em nossa alimentação.
Algumas PANCs são mais comuns e até são usadas no dia-a-dia, como o umbigo de banana, taioba, ora-pro-nóbis, hibisco, dentre outras. Já determinadas hortaliças eram utilizadas pelos nossos antepassados e foram esquecidas ao longo do tempo. “As PANCs são alimentos que trazem uma versatilidade muito grande no preparo, que pode ser desde geleias a recheios ou até mesmo como acompanhamento na preparação de bolinhos e lasanhas. Também podem possibilitar novos sabores para os clientes”, afirmou Isadora.
Regras
Os participantes do Circuito do Sabor serão avaliados nos seguintes itens: comida, temperatura da bebida, atendimento e higiene. Todos passarão por avaliação de uma equipe técnica, formada por chefs de cozinha, uma equipe de convidados e por votação popular, por meio do site www.circuitodosabor.com.br.
LEIA MAIS
- Catas Altas realiza desfile para escolha da princesa da Festa do Vinho de 2019
- Confira a programação da XIX Festa do Vinho de Catas Altas
- Já pensou em um delivery com pratos não vendidos em restaurantes?
- Italianos sempre à frente quando o assunto é consumo de vinhos: lançaram a primeira fonte grátis da bebida