Valério vence o Siderúrgica e garante a classificação para o hexagonal final

Era preciso penas um ponto para assegurar a classificação para a próxima fase da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro. O adversário era o lanterna da competição e o jogo no Estádio Israel Pinheiro – diante da sua torcida. O cenário favorável do último domingo, 30 de agosto, não contribuiu para que o Valério apresentasse o bom futebol das partidas anteriores, mas o suficiente para vencer o Siderúrgica por 1 x 0 e garantir uma vaga no hexagonal final da competição.

Com a vitória, o Dragão chegou aos 19 pontos e se isolou ainda mais na liderança do Grupo A da Terceirona. Além disso, manteve a invencibilidade na competição: são seis vitórias em sete jogos e apenas um empate – 90% de aproveitamento. Ponte Nova e Novo Esporte, 2º e 3º colocados, somam 10 pontos.

O atacante Bruno Henrique foi o autor do gol que garantiu a vitória do time itabirano. Essa foi a quinta vez que o jogador balançou as redes na competição e se tornou o artilheiro da Terceirona. O Siderúrgica, com apenas um ponto, é o lanterna da chave.

Poucas emoções
O torcedor que compareceu ao Israel Pinheiro viu um início de jogo lento, sem que as duas equipes conseguissem criar boas oportunidades de ataque. O Valério até tinha mais posse de bola e dominava o jogo, porém, não conseguia transformar essa superioridade em chances de gol. O Siderúrgica até que tentou sair para o jogo, mas sem ameaçar.

Somente aos 33 minutos a primeira grande chance. Pelo lado esquerdo, Faísca cruzou para Bruno Henrique, que chutou prensado para o gol. Aos 42 minutos, o lateral direito Marcelinho arrancou, invadiu a área e cruzou rasteiro para Faísca, que chutou prensado. A bola ainda sobrou para Bruno Henrique finalizar de cabeça. A zaga conseguiu tirar a bola em cima da linha e evitar o gol dos donos da casa.

Em seguida, o Dragão voltou a chegar com perigo. Júlio recebeu cruzamento pela direita e emendou um voleio, mas pegou mal na bola e perdeu a oportunidade. Com o baixo rendimento das equipes, o primeiro tempo terminou em 0 x 0.

Gol e classificação
Um empate já era o suficiente para que o Valério garantisse a sua classificação para a próxima fase. Mesmo assim, o time voltou para o segundo tempo buscando a vitória. Com isso, o segundo tempo foi mais corrido, porém, o nível técnico da partida continuou baixo.

Aos 8 minutos, o meia Jouberth arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Aos 13, Marcelinho cruzou para Bruno Henrique, que cabeceou por cima do gol adversário. O Valério continuou pressionando o Siderúrgica e, aos 18 minutos, conseguiu achar o seu gol. Faísca cobrou falta da intermediária na cabeça de Bruno Henrique, que dessa vez não desperdiçou e inaugurou o marcador: 1 x 0 para o Dragão.

O gol deu ânimo para a equipe itabirana, que voltou a ameaçar aos 21 minutos, quando Marquinhos arriscou um potente chute de fora da área para a boa defesa do goleiro Alan. Aos 22, Júlio Oliveira finalizou da entrada da área, mas a bola foi para fora. E aos 31 minutos Bruno Henrique recebeu dentro da área e, de carrinho, mandou para o gol – mas a bola raspou a trave direita e saiu.

Com o placar favorável e um adversário que não ameaçava, o Valério segurou o jogo até o apito final. A vitória pelo placar mínimo garantiu a classificação do Dragão, mas a atuação da equipe não agradou o técnico Wantuil Rodrigues, que esperava um desempenho melhor dos seus comandados.

Complemento
O Ponte Nova recebeu o União Luziense no Estádio Municipal Caetano Cenachi Neto, em Rio Doce. Os donos da casa venceram por 2 x 1 e chegaram à segunda colocação no Grupo A. O Novo Esporte, que folgou na rodada, caiu para a terceira posição no campeonato.

Sequência
O Valério volta a campo no próximo domingo, 6 de setembro, para a sua última partida pela fase de grupos da Terceirona. O jogo será às 10h30, no Estádio Israel Pinheiro, e o adversário é o Ponte Nova. Já o Siderúrgica joga na quarta-feira, 2 de setembro, às 15h, contra o Novo Esporte – o confronto também será em Itabira.

Ficha técnica:
Valério
Jordan; Marcelinho, Ulisses, Felipe Gregory e Leandro (Tiago Balaio); João Vitor (Lucas Tadeu), Marquinhos e Jouberth; Júlio Oliveira (Igor Bágio), Bruno Henrique e Faísca
Técnico: Wantuil Rodrigues

Siderúrgica
Alan; Wesley, Paulo Henrique, Renato e Rafael; Nalbert, Uilqueson, Evandro (Maurílio) e Diones; Samuel (Josué) e Luan (Vitor)
Técnico: Weverson Alves

Cartões amarelos
Valério
João Vitor, Jouberth, Júlio Oliveira, Bruno Henrique e Tiago Balaio
Siderúrgica
Rafael, Uilqueson e Vitor

Gol
Bruno Henrique (Valério)

Público: 1.674 torcedores

Comentários