Valério perde no Israel Pinheiro e se complica na Terceirona

Conquistar uma das vagas para o Módulo II do Campeonato Mineiro já parecia difícil, mas depois da derrota para o Uberaba no último domingo, 1º de novembro, em pleno Israel Pinheiro, a missão do Valério ficou ainda mais complicada. A três rodadas para o fim do Hexagonal Final da Terceira Divisão, a equipe itabirana se vê cada vez mais distante das primeiras posições e a classificação depende de uma combinação de resultados.

O acesso para o Módulo II só será possível caso o Dragão consiga um desempenho ainda inédito na fase final da Terceirona: conquistar uma série de três vitórias consecutivas. Os triunfos precisam acontecer nas três últimas partidas, sendo que duas delas acontecem no Israel Pinheiro. Além disso, a equipe itabirana precisa torcer por tropeços de Formiga, Uberaba e Nacional – os principais adversários por uma das vagas para a próxima divisão.

Na reta final o Valério terá adversários que vivem momentos bastante distintos no campeonato. A sequência decisiva acontece já no próximo domingo, 8 de novembro, no Israel Pinheiro, quando enfrentará o Novo Esporte, penúltimo colocado. No 14 de novembro, sábado, o Dragão vai até Formiga encarar o atual líder da Terceirona, o Formiga, em um confronto direto pelas primeiras posições. E no dia 21 de novembro, também em um sábado, a equipe itabirana encerra a sua participação na competição jogando contra o Figueirense, que atualmente está em último na tabela, no Israel Pinheiro.

O jogo
A partida era válida pela 7ª rodada do Hexagonal Final e tinha ares decisivos, afinal era um confronto direto entre duas equipes que buscavam subir na tabela e conquistar uma das vagas para o Módulo II do Campeonato Mineiro. Além disso, o jogo marcava o reencontro de Wantuil Rodrigues com o Valério, time que comandou até o início da segunda fase da Terceirona. Todos os ingredientes para uma grande partida.

Jogando em casa, no Estádio Israel Pinheiro, o Valério tentou pressionar o Uberaba no início da partida. Porém, não demorou muito para o time visitante equilibrar a partida, subir de produção e, ainda, conseguir abrir o placar. E justamente em uma bobeada do time itabirano: aos 27 minutos do primeiro tempo, num erro na cobrança de falta do Valério, Guilherme aproveitou e pegou o goleiro Jordan de surpresa.

Após o gol, o Dragão até tentou partir pra cima e pressionar a equipe do Triângulo Mineiro. Mas não conseguiu reagir dentro da partida, mesmo com o técnico Eder Bastos promovendo mudanças no time. O que se viu no restante do primeiro tempo foi um Valério que falhava defensivamente, cedendo espaços aos visitantes, e que contava com ataque pouco inspirado, sem conseguir levar muito perigo à meta adversária.

Etapa complementar
O Dragão voltou para o segundo tempo dando a impressão de que queria mudar a partida. Nos minutos iniciais partiu para o ataque e tentou pressionar. Mas a euforia inicial durou pouco e aos 18 minutos veio mais um golpe do Uberaba: Pixote recebeu pela direita e bateu cruzado, Pedro Augusto, livre de marcação, aproveitou o rebote para ampliar o marcador: 2 a 0 para o time do Triângulo Mineiro.

Com a vantagem no placar, o Uberaba se fechou na defesa. O Valério até tentava chegar, mas os seus atacantes não estavam num bom dia e não conseguiam criar oportunidades de gol. O jogo acabou com a vitória do Uberaba, que chegou aos 13 pontos e subiu para o segundo lugar na tabela de classificação. O Dragão, com 7 pontos, permaneceu em quarto lugar.

Complemento
Os dois outros jogos da rodada também aconteceram no domingo. Em Ipatinga, Novo Esporte e Figueirense fizeram um duelo de lanternas. O time da casa acabou vencendo por 3 a 2. Agora, Novo Esporte ocupa a quinta colocação com sete pontos. O Figueirense, com seis pontos, foi empurrado para o último lugar.

A outra ponta da tabela também teve confronto. Os líderes Formiga e Nacional se enfrentaram em Formiga e ficaram no empate: 1 a 1. Com o resultado, o Formiga chegou aos 14 pontos e se manteve na liderança do Hexagonal Final. Já o Nacional somou 12 pontos e caiu para o terceiro lugar – sendo ultrapassado pelo seu rival Uberaba.

Ficha Técnica
Valéro x Uberaba
Resultado: 0 x 2
Gols: Guilherme e Pedro Augusto
Local: Estádio Israel Pinheiro, Itabira
Público: 1031 pagantes
Renda: R$ 15.110,00

Veja os gols da partida:

Comentários