Talles Frederico, atleta itabirano, bate recorde brasileiro no salto em altura indoor

O sábado, 3 de fevereiro, foi bastante especial para Talles Frederico Sousa Silva. O atleta radicado em Itabira quebrou o recorde brasileiro no salto em altura indoor durante a disputa do Torneio da Federação Paulista. Anteriormente, a melhor marca da categoria pertencia a Jessé Farias de Lima.

Em 17 de fevereiro de 2004, Jessé de Lima saltou 2,25 metros para cravar o então recorde brasileiro. 14 anos depois, Talles Frederico chegou ao Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, São Paulo, para saltar 2,26 metros – conquistando, assim, o título da modalidade e a melhor marca no salto em altura indoor.

Na competição deste ano, o atleta Thiago Júlio Souza Alfano Moura ficou com o segundo lugar ao alcançar 2,11 metros.

Carreira

Talles Frederico é natural de Rio Piracicaba, mas foi registrado em São Gonçalo do Rio Abaixo. Posteriormente, veio morar em Itabira. O atleta iniciou sua carreira há 12 anos na pista de terra da Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premem).

Naquele período, o jovem atleta tinha apenas 14 anos e treinava handebol. Certo dia, enquanto esperava começar um treinamento, decidiu experimentar as habilidades como saltador: pediu à treinadora Francislene Silva para usar a pista esportiva. Desde então vem acumulando bons resultados no esporte.

Em 2008, quando disputou a sua primeira carreira internacional em Lima, Peru, Talles Frederico chegou ao segundo lugar no Campeonato Sul-Americano da Juventude. Em 2012, foi campeão sul-americano de U23. No ano seguinte, foi campeão sul-americano em Cartagena, na Colômbia.

Em 2015, disputou os Jogos Pan-Americanos no Canadá e terminou na 9ª colocação geral. Já em 2016, o atleta participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e alcançou a 35ª posição.

LEIA MAIS

Comentários