Prefeitura de Itabira divulga release informando que pagamento do Bolsa Atleta será regularizado

Na semana passada a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira divulgou um release comunicando a intenção de regularizar o pagamento do Bolsa Atleta, assim como retomar outras ações que vinham sendo feitas pelo Executivo Municipal. Essas ações, porém, não são especificadas no documento oficial.

De acordo com o release, o Bolsa Atleta foi criado em 2014 a partir da Lei Municipal 4.695/14, com objetivo de incentivar o esporte em Itabira. Mas, devido à crise financeira que abateu o país, o pagamento do benefício precisou ser suspenso temporariamente, assim como outros projetos do município também tiveram os seus recursos cortados ou reduzidos.

A situação foi relatada por alguns atletas por meio dos órgãos de comunicação da cidade. A suspensão do benefício dificultou a participação de esportistas em campeonatos importantes, a exemplo da situação do nadador Felipe Bretas contada pelo Trem das Gerais.

Mas o documento divulgado pela Assessoria de Comunicação do Município informa que o pagamento do Bolsa Atleta será retomado, como destacado no seguinte trecho: “felizmente, devido aos esforços da atual Administração Municipal, a Prefeitura agora pode novamente disponibilizar a concessão do Bolsa Atleta, bem como retomar outras obras e ações, uma vez que os serviços básicos já estão garantidos”.

Após o recebimento do release, a reportagem do Trem das Gerais entrou em contato com a Prefeitura de Itabira, por meio da sua Assessoria de Comunicação, com alguns questionamentos extras: “quantos meses o Bolsa Atleta ficou suspenso?”, “a partir de qual mês os atletas voltam a receber o benefício?”, e se os “esportistas serão reembolsados pelos meses que ficaram sem receber e como será feito esse pagamento?”.

Esses questionamentos foram enviados à Prefeitura de Itabira na quinta-feira, 10 de dezembro, porém, até o fechamento desta reportagem, na quarta-feira, 16 de dezembro, não foi enviada nenhuma resposta à reportagem do Trem das Gerais.

Leia o release “Em tempos difíceis uma boa gestão é fundamental” da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira, na íntegra:
A atual Administração Pública de Itabira, buscando incentivar atletas amadores e equipes, sancionou, em junho do ano passado, a Lei Municipal 4.695/14 que dispõe sobre a criação do programa Bolsa Atleta: uma iniciativa pioneira, que nenhuma administração anterior a 2013 havia feito. A concessão do programa é disponibilizada para os aprovados em um processo seletivo e deve ser aplicada em inscrições, passagens e hospedagens durante competições; educação, alimentação, saúde, transporte urbano e compra de materiais esportivos.

 São frutos deste programa, por exemplo, as premiações obtidas durante o evento “Melhores do Ano”, realizado no último dia 2 pelo Governo de Minas Gerais, no Lounge VIP do Mineirão, em Belo Horizonte. Na cerimônia, promovida pelas Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e de Educação (SEE), foram premiados e homenageados os atletas, técnicos, entidades e municípios-sede que se destacaram nos programas esportivos do Estado em 2015.

 Eleita melhor cidade-sede dos Jogos de Minas, Itabira também se destacou com a premiação de técnicos e atletas. Pelos Jogos de Minas Gerais, os itabiranos foram eleitos os melhores técnicos de judô e taekwondo (as equipes das duas modalidades são campeãs gerais nos Jogos de Minas). Já pelos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), os itabiranos foram agraciados nas categorias: técnico de ginástica de trampolim e técnico de ginástica artística, atleta de ginástica de trampolim e atleta de handebol, ambos no módulo II (15 a 17 anos).

 Não só pelo esporte, mas em toda a história de Itabira, nunca se fez tanto pela cidade. No mundo inteiro, as pessoas estão sofrendo os efeitos das dificuldades que assolam os países e, consequentemente, os estados e seus municípios. Infelizmente, em Itabira não foi diferente. No entanto, depois de um esforço hercúleo, a Prefeitura está conseguindo equacionar e equilibrar a situação financeira. Para isso, foi necessário fazer sacrifícios e estabelecer prioridades. Desta maneira, os serviços básicos como saúde, educação, funcionalismo público (que tem recebido regularmente o salário), dentre outros, foram priorizados.

 O Governo Municipal cortou na própria carne, ou seja, reduziu despesas da Prefeitura em cerca de 35%. Também foi inevitável interromper, mesmo que por alguns meses, a concessão em dinheiro aos atletas beneficiários do Bolsa Atleta e ao esporte, além de outros investimentos importantes para o município. Felizmente, devido aos esforços da atual Administração Municipal, a Prefeitura agora pode novamente disponibilizar a concessão do Bolsa Atleta, bem como retomar outras obras e ações, uma vez que os serviços básicos já estão garantidos.

 É importante ressaltar também que a Administração Municipal de Itabira tem investido corajosamente no futuro da cidade, por meio de ações que visam estruturar o abastecimento de água há muito esquecido. Elas conseguiram garantir o fornecimento à população e, em breve, solucionarão definitivamente a crise hídrica de Itabira. Além disso, a rede de saúde está sendo totalmente reorganizada e equipada, do mesmo modo que a área da educação, na infraestrutura e no próprio futuro da cidade.

 Sabe-se que são ações que não dão visibilidade, mas com desprendimento, altruísmo e profunda visão social, a Prefeitura optou por obras estruturantes na cidade. Mesmo sabendo que os resultados só virão ao longo do tempo, a despeito das críticas ferozes que o Governo Municipal recebe. Para a Prefeitura, é fundamental manter o compromisso altruístico com o povo de Itabira e com o futuro da cidade, acima das vaidades e dos interesses imediatistas.

 É a Prefeitura de Itabira fazendo muito mais por você.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.