No sábado, 23 de setembro, e domingo, 24, o lutador itabirano Samuel Dreyfuls de Oliveira, 21 anos, sagrou-se campeão do Open Sudeste de Taekwondo, disputado no Rio de Janeiro. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e confere aos atletas cinco pontos no Sistema de Ranking Nacional, além da vaga no Grand Slam para os campeões.
Samuel Dreyfus, tetra campeão mineiro, é faixa preta na categoria até 58 quilos, integra a Seleção Mineira de Taekwondo e segue rumo à seleção brasileira. Isso porque a vitória no Open Sudeste o classificou para o Grand Slam de Taekwondo – previsto para acontecer no final deste ano – que seleciona os melhores lutadores brasileiros de cada categoria.
No dia anterior ao Open Sudeste, Samuel disputou o campeonato brasileiro mas, segundo o atleta, seu desempenho foi abaixo do esperado devido à recente mudança de categoria – antes, até 63 quilos.
Atualmente, o atleta treina no Clube Atlético Itabirano (CAI) e no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte. Samuel de Oliveira ainda não conta com patrocinadores e todos os gastos com viagens, inscrições e equipamentos são custeados por sua família.
Uma característica sobre o atleta, que luta taekwondo desde os sete anos, é a deficiência auditiva, “um dificultador ao longo dos anos, mas que nunca me impediu de buscar os meus sonhos”, frisou Samuel.
Confira algumas fotos do Open Sudeste de Taekwondo:
LEIA MAIS
- 3ª Corrida de Mountain Bike da Juventude de São Gonçalo do Rio Abaixo reúne mais de 200 ciclistas
- Divulgada lista de selecionados para os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
- Atletas de Catas Altas conquistam medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu
- Itabira fica com o segundo lugar geral na etapa regional dos Jogos do Interior de Minas