Novo Observatório do Esporte reúne indicadores e informações de interesse da população

Já está no ar o novo portal do Observatório do Esporte. Com uma roupagem moderna, o portal passou a disponibilizar, de maneira didática e intuitiva, um leque ainda maior de informações para toda a cadeira esportiva em Minas Gerais, que envolve conselheiros, escolas, universidades, empresas, federações, entidades sem fins lucrativos, clubes, atletas, técnicos e outros profissionais do esporte.

Na atual versão do Observatório do Esporte, o cidadão mineiro vai encontrar indicadores e estudos de utilidade pública bem como informações sobre qualidade de vida e lazer, educação esportiva, atividades de alto rendimento e calendário de eventos, por exemplo.

Também estão listadas no portal oportunidades de aprimoramento profissional e o desempenho de atletas mineiros nas principais competições.

“O antigo site focava basicamente na apresentação de notícias, em oportunidades de qualificação na cadeia produtiva de esportes e no cadastro de eventos. Essas funções continuam e muitas outras foram incorporadas. Além disso, havia uma desatualização tecnológica e de leiaute. Como resultado, não tínhamos a visibilidade que queríamos”, esclarece a analista de políticas públicas esportivas e gestora do Observatório de Esporte, Ana Paula de Jesus.

Repaginado e com conteúdo ampliado, o novo Observatório do Esporte também traz informações sobre os principais projetos do Governo do Estado voltados para a prática esportiva, como o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico e a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A ideia é a de que o portal funcione como um espaço de compartilhamento de informações, ideias e opiniões e que consiga mobilizar, além de atletas, técnicos e cidadãos interessados em atividades físicas e de lazer, empresas e entidades que possam apoiar iniciativas de fomento ao esporte.

Trabalho em equipe

Antes de conceber o atual modelo do Observatório, uma equipe da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) fez um levantamento em 30 outros observatórios existentes no país para identificar possibilidades de melhorias.

Na sequência, houve uma grande mobilização de vários setores da secretaria para dar vida ao novo portal. Ao ser desenvolvido internamente, o projeto resultou em uma expressiva economia para os cofres do Estado.

“O novo Observatório foi construído pela nossa equipe técnica, gerando uma economia de quase R$ 300 mil para o Estado. Ele é didático e tem a intenção de disseminar informações esportivas, aumentar a visibilidade de ações e eventos esportivos em todo o estado, de maneira gratuita, além de divulgar oportunidades”, destaca o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

Estrutura do observatório

O conteúdo do Observatório do Esporte está dividido em seis ações e quatro eixos temáticos. Conheça em detalhes cada um deles a seguir:

Ações

  • Observe: indicadores de utilidade pública sobre o esporte;
  • Aprenda: oportunidades de aprimoramento profissional;
  • Programe-Se: calendário de eventos mineiros cadastrados;
  • Apoie: projetos de promoção e fomento do esporte e da prática de atividade física em Minas aptos ao apoio de empresas e de pessoas físicas;
  • Torça: conquistas de atletas mineiros em competições do estado, do país e do mundo;
  • Dialogue: espaço de compartilhamento de informações, ideias e opiniões entre interessados e dispostos a contribuir com a difusão do esporte em toda sua diversidade, transversalidade e potencial de transformação em Minas.

Eixos Temáticos

  • Gestão: apresenta conteúdo sobre gestão e boas práticas esportivas, com ênfase em políticas públicas e legislação; gestão participativa; nichos e tendências de mercado; financiamento e projetos esportivos;
  • Saúde e lazer: exibe conteúdo sobre o esporte enquanto fomentador da saúde, da educação, do bem estar, da qualidade de vida, da integração social, bem como o esporte enquanto direito de todo cidadão;
  • Educação e formação: abrange conteúdo sobre o esporte aliado à educação escolar enquanto instrumento da formação integral do indivíduo, do exercício da cidadania e da inclusão social e também voltado ao fomento e aquisição inicial dos conhecimentos desportivos que buscam a competência técnica na intervenção esportiva;
  • Alto rendimento: contempla conteúdo relativo ao esporte praticado segundo regras de entidades associativas de modalidades esportivas nacionais e internacionais, altamente seletivo, competitivo e focado em resultados.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários