Nadadores itabiranos participam do Campeonato Brasileiro de Natação, mas estão sem receber o Bolsa Atleta municipal

Os nadadores itabiranos Felipe Bretas e Davi Souza Oliveira irão participar do Troféu Maurício Bekken, que acontece entre os dias 7 e 13 de dezembro, em São Paulo. Eles disputam a categoria infantil do campeonato brasileiro. Antes de viajarem para a competição, os atletas se reuniram com o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) em seu gabinete na Prefeitura de Itabira.

O encontro, que aconteceu na última quinta-feira, 3 de dezembro, contou com a participação do Chefe de Gabinete, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, e do secretário adjunto de Governo, Heitor Bragança Lemos. O treinador dos atletas, José Lino da Costa Filho, e Janaína Bretas, mãe de Felipe Bretas, também estiveram na reunião.

A rotina de treinamento e a estrutura da equipe de natação Aqualino, da qual Felipe Bretas e Davi Oliveira fazem parte, foram os principais temas do bate-papo. Os nadadores treinam quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana dividem o tempo entre treinamentos e competições. O time treinado por José Lino conta com 25 atletas.

De acordo com José Lino, os atletas possuem os índices brasileiros nas provas de 100 metros nado livre, 200 metros nado peito (Davi Oliveira) e 100 metros nado peito (Davi Oliveira e Felipe Bretas). “Eles começaram muito novos, com três ou quatro anos de idade. Ao todo, são cerca de sete anos de treinamento na equipe de natação”, lembrou o técnico.

Tanto Felipe Bretas quanto Davi Oliveira são beneficiários do programa municipal Bolsa Atleta. Porém, segundo os atletas e seus familiares, os recursos previstos pelo projeto não são repassados há cinco meses. A informação contradiz a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Itabira, em que afirma que “os jovens utilizarão o recurso para custear a viagem a São Paulo”.

Para participar do Troféu Maurício Bekken, os atletas contam com o apoio de empresários locais e de seus familiares, que irão patrocinar todos os custos da viagem – que envolve transporte, hospedagem, alimentação, taxa de inscrição, entre outros. Na competição, Davi Oliveira irá participar das provas de 100 metros livres, 100 e 200 metros nado peito; já Felipe Bretas compete nos 100 metros peito.

Visita atletas Aqualino (6) (1024x913)

Comentários