Mineiros e britânicos testam Centro de Treinamento para Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O parque aquático do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, fruto da parceira entre o Governo de Minas Gerais e a universidade, foi testado entre os dia 3 e 6 de dezembro por 17 integrantes dos comitês olímpico do Reino Unido – incluindo sete nadadores. A previsão é que entre 80 e 100 atletas treinem no CTE antes e durante os Jogos Olímpicos de 2016. O CTE está localizado na Avenida Alfredo Camarate, na Pampulha.

Na quinta-feira, 3 de dezembro, a equipe de nado sincronizado da UFMG fez uma apresentação na piscina. Em seguida, os nadadores britânicos caíram na água, sob o olhar atento de cerca de 80 alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino. Mais tarde os nadadores realizaram treinamentos sem a presença do público.

Durante o evento, a missão diplomática do Reino Unido em Belo Horizonte esteve representada pelo cônsul britânico, Thomas Nemes. A presença dos nadadores do Reino Unido no evento teste reforça os objetivos do consulado de intercâmbio de experiências e conhecimento no âmbito do esporte, em educação e em legado olímpico e paralímpico entre Reino Unido e Minas Gerais. Além da equipe de natação, atletas olímpicos e paralímpicos britânicos de atletismo, triátlon e de outras modalidades esportivas treinarão no CTE até a realização dos Jogos Rio 2016.

secretário de Estado de Esporte, Carlos Henrique, que também é coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, participa do evento, que objetiva, ainda, celebrar a estrutura do parque aquático. O espaço configura-se como um local para fomento e melhora dos indicadores olímpicos dos atletas de alta performance mineiros. O secretário e coordenador executivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 da Prefeitura de Belo Horizonte, Júlio Onofre, também marca presença no evento, que cria um legado da participação da cidade por meio do compartilhamento de informação, orientação e inspiração para as crianças e adolescentes.

Escolas se aproximam do esporte olímpico
A Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Educação aproveitam a presença dos atletas olímpicos britânicos na capital para promover o envolvimento de estudantes da rede municipal de ensino e da rede estadual nas atividades, buscando sensibilizar as crianças sobre a importância do esporte, além de incentivá-los. Desta vez, 40 alunos da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, participante do programa Transforma, e 40 alunos da Escola Estadual Padre José Maria De Man participam da atividade.

O Transforma é o programa de educação Rio 2016, que atua em parceria com as escolas, criando oportunidades para estudantes de ensino fundamental e médio vivenciarem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se nos Jogos Rio 2016.

*Com informações da Agência Minas.

Comentários