Maior competição escolar do país tem início na próxima semana em Minas Gerais

O maior evento esportivo-educacional brasileiro começa na próxima segunda-feira, 01 de maio, quando alunos-atletas de 12 a 17 anos vão iniciar a disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ao todo, são esperados 35 mil estudantes de 2 mil escolas na competição que classifica os campeões para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e para as Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais que contam com a participação de representantes de todo o Brasil.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE) e conta com três etapas. A primeira delas, a microrregional, será realizada em 49 cidades do estado, de 01 de maio a 18 de junho (Clique aqui para conferir as cidades-sede da microrregional).

Após essa fase, os atletas e equipes classificados disputam a regional em outras seis sedes, de 10 a 15 de julho. A última etapa, a estadual, acontece de 31 de julho a 5 de agosto, com disputas nas modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. Para participar das etapas organizadas pelo Governo de Minas Gerais, os municípios são os responsáveis por fazerem seletivas com escolas locais públicas e privadas. (O cronograma de execução está disponível aqui).

Os Jogos Escolares são uma oportunidade para que se desperte, nos estudantes, o interesse pelo esporte e pela participação em grandes competições. É o caso de Sílvio Heleno, de 12 anos, aluno do 7º ano da Escola Estadual Professor José Valadares, de Pitangui. A fase microrregional em sua cidade começa já na próxima semana e, mesmo jogando pela primeira vez, ele está determinado para a disputa do voleibol.

“O JEMG será bom para o meu desenvolvimento e também para conhecer o esporte. Comecei jogando de brincadeira, nas aulas de Educação Física, fiz a seletiva e passei, agora espero vencer”, conta Heleno.

Nesta edição as modalidades em disputa são: atletismo, atletismo paralímpico, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminina), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô paralímpica, luta olímpica, natação, natação paralímpica, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Etapas nacionais

Os Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB) organizam, respectivamente, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares. Os eventos contemplam mais de 2 milhões de jovens brasileiros nas seletivas municipais e estaduais, revelando atletas de alto rendimento.

No último fim de semana, a atleta Núbia Soares, campeã do JEMG e do JEJ em 2012,  obteve o índice que a classificou para a disputa do salto triplo no Mundial de Atletismo, a ser realizado em Londres, no mês de julho. No ano passado, ela participou dos Jogos Rio 2016.

Recentemente convocada para defender a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, a goleira Camila Menezes joga no América e também foi campeã dos JEMG. Participaram da competição nove dos 14 paratletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017. Fábio Bernardes, do tênis de cadeira de rodas, inclusive, conquistou uma medalha de ouro e outra de prata na competição que foi realizada em São Paulo, no mês de março.

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas com idade entre 12 e 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

Outras informações podem ser acessadas em: www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários