JIMI dobra número de municípios inscritos em relação a edição de 2016

Faltando poucos dias para o término das inscrições para os Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), a competição realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) já pode ser considerada um sucesso. Isso porque o número de inscritos mais que dobrou neste ano.

Até terça-feira, 28 de março, nada menos que 269 municípios realizaram seu cadastro para participar da competição, que este ano volta ao seu formato original – em 2016 “somente” 129 municípios se inscreveram. Substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, o JIMI volta ao calendário oficial em 2017 com foco no esporte de participação.

Isso significa que neste ano não será necessária a filiação do atleta a alguma federação. E os atletas já filiados também poderão participar normalmente, sem que haja cobrança de taxa por parte das federações.

Como as inscrições seguem abertas até o dia 07 de abril, a expectativa é que outras cidades ainda se inscrevam para as disputas das modalidades coletivas.

Para realizar as inscrições, equipes e/ou atletas devem procurar a prefeitura de seu município e solicitar sua participação no JIMI. Finalizada as inscrições, os representantes dos municípios terão até o dia 13 de abril para protocolar o ofício de participação assinado por seu representante legal (prefeito).

Além disso, a partir de 10 abril será iniciado o período de complementação das inscrições que vai até 17 de maio. Será a hora de definir quais atletas e técnicos representarão cada cidade nessa etapa do JIMI. Após essa data, não será permitida a alteração na relação dos atletas inscritos.

Os municípios poderão cadastrar no máximo 25 atletas por modalidade, sendo que cada competidor poderá participar de apenas um esporte coletivo durante todo o evento, estando livre para as disputas individuais.

Modalidades individuais

O número de municípios inscritos tende a crescer ainda mais, já que nesta primeira etapa estão sendo feitas apenas as inscrições para as competições por equipes. As inscrições para as modalidades individuais e PCDs irão de 01 de junho a 06 de outubro. As disputas serão entre os dias 03 e 05 de novembro.

As disputas da etapa Microrregional ocorrerão de 14 a 18 de junho. A fase Regional será de 06 a 10 de setembro. Já a etapa estadual será dividida em dois períodos: de 12 a 16 de outubro para as modalidades coletivas, e de 03 a 05 de novembro para as individuais e PCDs.

Todo o cronograma está disponível no site do JIMI.

Definida a oitava cidade-sede

Outra definição importante foi em relação a oitava e última cidade-sede da etapa Microrregional. A cidade de Frutal receberá as competições do Triângulo-Noroeste. Ela se junta a Montes Claros (Norte-Central), Pouso Alegre (Sul), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Cataguases (Vertentes – Mata), João Monlevade (Metropolitana), Ponte Nova (Caparaó – Aço – Doce), e Jequitinhonha (Jequitinhonha – Mucuri), que sediarão a primeira fase do JIMI, em junho.

Frutal havia sido a sede das últimas três edições do JIMI (2009, 2010 e 2011) antes da competição ser substituída pelos Jogos de Minas Gerais, em 2012. “Quando foi anunciado que o JIMI voltaria ao formato original foi uma grande euforia aqui na cidade. Ficamos de fora da competição desde que passou a exigir que os atletas fossem federados e depois de tantos anos afastados é uma alegria poder sediar a competição”, conta Emerson Marques da Cunha, assessor de projetos da prefeitura de Frutal e responsável pelo projeto da cidade como sede do JIMI.

LEIA MAIS

Comentários