Itabira terá torneio de xadrez

Na próxima terça-feira (7), peões, torres, cavalos, bispos e rainha estarão a postos para proteger o rei. Na data, o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, sedia um torneio municipal de xadrez, das 8 às 13 horas. A competição é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e envolverá crianças e adolescentes de 11 escolas municipais e estaduais.

Recém-chegada das férias de julho, a garotada irá formar equipes de quatro componentes e vencerá o time que fizer mais pontos nas partidas. O torneio é a última etapa antecipada da 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem, que nos últimos meses movimentou a cidade com festival de música, torneio de futsal, competição de carrinhos de rolimã e outras modalidades.

É sabido que o xadrez estimula o raciocínio lógico da criança. “Com a Gincana, o objetivo da SME é engajar os estudantes das escolas públicas locais em ações extraclasse – onde os participantes aprendem se divertindo -, e resgatar brincadeiras sadias e tradicionais”, destaca José Gonçalves Moreira, secretário de Educação do município.

No dia 13 de agosto acontecerá a final da gincana, com decisão do torneio de futsal, competição de nado livre, tarefas diversas e a aguardada apuração dos pontos acumulados pelas escolas participantes. A finalíssima será na Associação dos Técnicos Industriais da Vale (Ativa) – Avenida Ipiranga, 500, bairro Amazonas – das 8 às 17 horas.

LEIA  MAIS

Comentários