Iniciativa leva esporte a mais de 100 crianças e adolescentes de João Monlevade

Buscando preparar suas equipes para a participação em competições estaduais de handebol, a Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc) promove, em João Monlevade, no território Metropolitano de Minas Gerais, projeto viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). A iniciativa é apoiada pela ArcelorMittal, empresa que aporta para a execução R$ 253.857,24 oriundos de isenção fiscal do Governo do Estado.

São atendidos ao todo 110 jovens de 12 a 18 anos, preferencialmente alunos de escolas públicas, que realizam treinamentos no Poliesportivo Li Guerra no contra turno escolar. Segundo a analista da ArcelorMittal, Elisa Moreira, o projeto cumpre o objetivo de auxiliar crianças e jovens a saírem da situação de vulnerabilidade social além de fomentar o esporte mineiro.

Segundo ela, para ter a certeza de que o projeto está tendo os resultados esperados, a empresa realiza anualmente uma pesquisa com as crianças, pais e professores para saber a opinião deles e buscar melhorias. No último levantamento, realizado no início deste ano, foi possível ver que a parceria está no caminho certo.

“O feedback não poderia ser melhor! Cem por cento dos alunos aprovam o projeto, 87% acham que contribui no desenvolvimento escolar e 98% afirmam que há uma grande melhora no relacionamento entre eles, alunos, e também com os professores e em casa, com a família”, comenta Elisa.

Dentre estes números, a analista de projetos também cita que 41% dos alunos se encontram felizes, 40% se dizem mais confiantes e 19% se sentem especiais de fazerem parte do projeto.

O coordenador do projeto, Luiz Soares, vê que o caminho do esporte impulsiona o desenvolvimento do público atendido. “Acredito muito no esporte como ferramenta ética e moral, além de mudar a visão de mundo desses jovens”. Luiz também conta que os alunos participam de competições interestaduais, além dos campeonatos mineiros.

*Com informações da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.

LEIA MAIS

Comentários