Estreia com gosto amargo

O Valério não começou o hexagonal final da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro da forma como queria. Jogando fora de casa, em São João del Rei, o Dragão acabou sendo derrotado por 1 x 0 pelo Figueirense. Apesar do resultado, essa foi apenas a segunda derrota do time itabirano na competição. O outro revés aconteceu ainda na fase de grupos do campeonato.

Durante o jogo, ocorrido no sábado, 19 de setembro, o Dragão foi melhor em campo, mas essa superioridade não foi convertida em gols. O tento do Figueirense, que selou o resultado da partida, foi marcado pelo atacante Capixaba logo aos 3 minutos de jogo. Após a derrota, o time itabirano terá uma semana para trabalhar e ajeitar as coisas para a próxima partida.

No sábado, 26 de setembro, o Valério encara o primeiro desafio no Estádio Israel Pinheiro. Com apoio da torcida, o time itabirano pretende reencontrar o caminho das vitórias para ter mais tranquilidade para a sequência da competição. O adversário será o Formiga, que no momento lidera o hexagonal. Já o Figueirense vai até o Triângulo Mineiro enfrentar o Uberaba.

A partida
Pouco depois do apito inicial aconteceu o primeiro e único gol do jogo. O atacante Capixaba, artilheiro do Figueirense na Terceirona, recebeu a bola com liberdade, ajeitou para a perna direita e finalizou sem chances para o goleiro Jordan. Depois o jogou perdeu muito em técnica com os dois times abusando das faltas – tanto que o Tigre recebeu dois cartões amarelos enquanto o Dragão foi advertido com um.

Somente aos 23 minutos que a equipe de Itabira foi ameaçar o seu adversário. Felipe Gregory, após cobrança de escanteio, bateu meio sem jeito para boa defesa do goleiro adversário. Aos 32, Bruno Henrique cabeceou e a bola passou por cima do travessão. Em seguida, aos 35 minutos, o técnico Wantuil Rodrigues promoveu a primeira substituição: o atacante Danilo no lugar de Geovane. Com a mudança o Dragão passou a atuar com três homens de frente.

O Figueirense também já havia mexido na sua equipe, com Diego Oliveira substituindo Arilson, que saiu machucado. Porém, um lance de perigo só voltou a acontecer no final do primeiro tempo. Aos 39, o atacante do Valério, Faísca, cruzou para Bruno Henrique, que, novamente, cabeceou por cima do gol.

Etapa complementar
O segundo tempo começou com o Dragão tentando pressionar o seu adversário. Enquanto Figueirense passou a apostar nos contra-ataques e, aos 14 minutos, quase ampliou o marcador com Linhares. A resposta do Valério só aconteceu aos 22 minutos, quando Marquinho bateu falta e obrigou o goleiro Jefinho a fazer boa defesa.

O Valério seguiu buscando o empate, mas pecava nas finalizações. Com o passar do tempo, a equipe de Itabira se atirava mais ao ataque, o que deixava a sua defesa ainda mais exposta. Aos 26 minutos, o Figueirense em novo contra-ataque quase ampliou o marcador: Lucas Vilela saiu na cara de Jordan e desperdiçou grande oportunidade.

Pouco depois, aos 30 minutos, o Tigre ainda teve mais uma chance. Dessa vez Cacá acertou o travessão. Aos 32 minutos, o zagueiro Ulisses saiu contundido e deu lugar para Murilo, que fez a sua estreia pelo Valério. Já aos 38 minutos, Wantuil Rodrigues fez outra substituição em busca do empate. O atacante Júlio Oliveira entrou em campo – o que levou o Dragão a jogar com quatro homens de frente. As mudanças acabaram não dando certo e o jogo acabou com a vitória do Figueirense por 1 a 0.

Complemento
Outros dois jogos fecharam a primeira rodada do hexagonal final da Terceirona. Em Uberaba, Nacional e Uberaba fizeram o clássico local no sábado, 19 de setembro, mas a partida terminou empatada: 0 x 0. Já o Formiga recebeu no domingo, 20 de setembro, o Novo Esporte no Estádio Juca Pedro, em Formiga, e conseguiu uma importante vitória por 2 x 1.

Com os resultados do final de semana, o Formiga assumiu a liderança do hexagonal com três pontos. O Figueirense também possui três pontos, mas perde nos critérios de desempate. Nacional e Uberaba, com um ponto cada, estão na parte intermediária da tabela. Novo Esporte e Valério, que ainda não pontuaram, ocupam as últimas posições.

Sequência
A segunda rodada do hexagonal final da Terceirona acontece já no próximo final de semana. No sábado, 26 de setembro, às 18h30, o Uberaba recebe no Estádio Engenheiro João Guido “Uberabão”, em Uberaba, o Figueirense.

As outras duas partidas acontecem no domingo, 27 de setembro. Às 10h, o Novo Esporte joga no Estádio João Lamego Neto “Ipatingão” contra o Nacional. Já às 10h30, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira, o Valério recebe o Formiga em busca da reabilitação na competição.

Comentários