Estão abertas as inscrições para os Jogos de Minas Gerais 2016

A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) abriu, nesta quinta-feira, 10 de março, as inscrições dos Jogos de Minas Gerais 2016. A competição, que envolve atletas e equipes federados, busca o fortalecimento esportivo dos municípios do interior, a potencialização do esporte de rendimento e o surgimento de atletas que possam representar o estado nas principais competições nacionais e internacionais.

Podem se inscrever nas disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei, através do site dos Jogos, municípios, entidades esportivas e atletas de todas as cidades mineiras. O prazo para inscrição encerra-se de acordo com a data de participação na etapa microrregional, que acontece em duas datas.

Para os municípios e atletas que forem disputar a primeira fase da competição entre 20 e 24 de abril, as inscrições podem ser feitas até 21 de março. Aqueles que forem competir na microrregional de 25 a 29 de maio, podem se inscrever até 14 de abril. A divisão das oito microrregionais nas duas datas será divulgada em breve pela comissão organizadora do evento.

Além das inscrições, também estão disponíveis no site o regulamento geral e os regulamentos específicos das modalidades coletivas, três notas oficiais e o cronograma de execução dos Jogos.

Serão disputadas nos Jogos de Minas Gerais 2016 as modalidades de atletismo, atletismo PCD, bocha paralímpica (mista), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, natação PCD, judô, karatê, taekwondo e xadrez, basquetebol, basquete em cadeira de rodas, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.

Os Jogos de Minas Gerais são executados pela SEESP em parceria com as federações esportivas mineiras e contam com o apoio das prefeituras municipais.

Novidades

Os Jogos de Minas Gerais 2016 contarão com algumas mudanças com relação à competição do ano passado. A nota oficial 001 prevê isenção de taxas de filiação e de mensalidade para as prefeituras que irão se vincular às Federações Esportivas Mineiras para participar dos Jogos.

Já a nota oficial 002 anistia de qualquer punição as equipes municipais que foram penalizadas nos Jogos de Minas Gerais 2015 e suspensas em 2016. Os atletas, técnicos e dirigentes punidos em 2015 terão suas punições mantidas para este ano.

Itabira fora da disputa

O Gabinete de Crise, que gerencia as contas da Prefeitura Municipal de Itabira, determinou que a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) não inscreva atletas nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e Jogos de Minas Gerais (JIMI). Essas medidas são consequências da crise econômica que o Município enfrenta. As informações foram divulgadas pelo Conselho Municipal de Esportes (CME) e confirmadas pelo secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Elson Ferreira de Sá, e por Anderson Martins Cerceau, que ocupa uma cadeira no Conselho por indicação da Prefeitura.

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), se reuniu nesta semana com professores de educação física para tentar viabilizar a participação do município nos JEMG e JIMI. Apesar da possibilidade dos atletas itabiranos ficarem fora das disputas esportivas de Minas Gerais, o cancelamento das inscrições não está confirmado pelo Executivo Municipal. Porém, nenhuma proposta concreta para viabilizar essa participação foi apresentada. Clique aqui e leia a reportagem completa do Trem das Gerais.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ESPORTES.

Comentários