Eleições no futebol itabirano: Valério e Lifa já definiram quem são os seus presidentes

A última semana de janeiro foi bastante movimentada nos bastidores do futebol itabirano. Na última terça-feira, 26, aconteceram eleições em importantes instituições do município, que definiram os presidentes do Valério e da Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa). Os resultados dessas votações têm impacto direto no futuro do esporte no município.

Com apenas uma chapa na disputa, Luiz Antônio de Oliveira “Precata” foi eleito por aclamação como o novo presidente do Valério para o quadriênio 2016/2019. O seu vice-presidente será Paulo Henrique Macedo Amaro, que ocupou o mesmo cargo durante os cinco anos da gestão Luzardo Drummond à frente do clube. Dos 31 conselheiros aptos a votar, 28 participaram da escolha da nova diretoria.

Precata assume o cargo em um momento complicado para o clube. No final do ano passado, o Valério viu os seus problemas financeiros ganharem destaque após parte da equipe principal se recusar a entrar em campo pela última partida da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro. Além disso, a equipe itabirana deixou escapar mais uma vez a classificação para o Módulo II da competição estadual.

O Valério também viu o seu nome envolvido em outro escândalo. O empresário português Filipe Antônio Veloso Vieira tentou dar início a uma parceria com o clube, mas antes que a relação caminhasse acabou sendo preso pela Polícia Federal. Filipe Antônio era procurado pela Interpol e respondia por cerca de 60 processos por crime de fraude em seu país de origem.

Futebol amador
A Lifa também realizou na terça-feira as suas eleições presidenciais. Com ampla vantagem, Samuel Carlos de Pádua foi reeleito para mais quatro anos de mandato. A sua chapa, que tem Paulo Roberto de Moraes como vice-presidente, recebeu 12 dos 20 votos possíveis.

Outras duas chapas participaram da disputa. Lacy de Oliveira Leal, vice-presidente do Farol e que estava à frente da chapa 2, e Marcos Roberto de Brito Procópio, que encabeçava a chapa 3, obtiveram apenas quatro votos cada e saíram derrotados da disputa.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.