Éder Bastos é o novo comandante do Valério

Um dia após demitir o técnico Wantuil Rodrigues, a diretoria do Valério acertou a contratação do novo comandante da equipe. O cargo será ocupado por Éder Bastos, que já foi auxiliar técnico da seleção brasileira sub-20 e de grandes times do futebol nacional, como o São Paulo. O novo treinador chega para comandar o Dragão no hexagonal final da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro e ajudar a conquistar uma das vagas para o Módulo II.

A contratação de Éder Bastos foi anunciada na segunda-feira, 28 de setembro, e a sua apresentação deve acontecer na terça-feira, 29 de setembro. O novo treinador terá apenas esta semana para conhecer o elenco e iniciar os seus trabalhos, pois já no domingo, 4 de outubro, às 10h, o Valério enfrenta o Novo Esporte em Ipatinga. Um confronto que colocará frente a frente os dois lanternas do hexagonal final da Terceirona.

Com 49 anos, Éder Bastos tem um extenso currículo no futebol brasileiro. Ex-atleta profissional, atuou no Cruzeiro entre 1986 e 1990. Posteriormente, entre 1998 e 2008, trabalhou com as categorias de base da Raposa. Foi quando aceitou o convite do técnico Ney Franco para ser seu auxiliar no Botafogo – função que exerceu nos últimos sete anos e o fez passar por diversas equipes do país.

Durante esse período passou por Coritiba, onde foi tricampeão paranaense e campeão da Série B do Campeonato Brasileiro; pela seleção brasileira sub-20, ganhando os campeonatos sul-americano e mundial; pelo São Paulo, chegando à conquista da Copa Sul-Americana de 2012; também atuou no Vitória.

Para reencontrar o bom futebol
Wantuil Rodrigues foi demitido após uma série de três jogos sem vencer na Terceirona. A última vitória aconteceu diante do União Luziense: 4 a 0. Desde então, o Valério foi derrotado por 3 a 0 pelo Ponte Nova, em sua última partida pela fase de grupos; por 1 a 0 pelo Figueirense, já na estreia do hexagonal final; e um empate em 0 a 0 diante do Formiga pela segunda rodada da fase final.

Embora venha de uma sequência ruim, o Dragão apresentou um bom futebol durante a fase de classificação da Terceirona. A equipe itabirana conseguiu uma das melhores campanhas da competição com um aproveitamento de 79% – foram seis vitórias, um empate e somente uma derrota em oito jogos. Ainda marcou 18 gols e sofreu apenas cinco, um saldo de 13 tentos positivos.

O retrospecto do Valério piorou a partir da sua última partida na fase de grupos, quando sofreu a sua primeira derrota. Desde a estreia no hexagonal, o time não reencontrou o caminho das vitórias e dos gols. Em seis pontos disputados conquistou apenas um – e ainda sofreu um gol e não conseguiu marcar nenhum.

Com Éder Bastos no comando, a expectativa é de que o Dragão possa reencontrar o bom futebol da primeira fase e consiga uma das duas vagas para o Módulo II do Campeonato Mineiro. O primeiro desafio já é no próximo final de semana.

Comentários