Divulgados regulamentos e primeiras sedes do Jogos Escolares de Minas Gerais 2017

A edição 2017 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) se aproxima. Na sexta-feira, 17 de março, as Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e de Educação (SEE) divulgaram o regulamento geral e os regulamentos específicos das modalidades que compõem o programa da competição, cujas inscrições serão abertas em breve.

Clique aqui e acesse o site do JEMG

Além disso, já foram definidas 47 das 49 cidades que serão sedes da fase microrregional, que acontece no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino do estado.

Neste ano, podem participar do JEMG alunos-atletas das escolas públicas e particulares de Minas Gerais nascidos nos anos de 2005, 2004 e 2003 (módulo I), e 2002, 2001 e 2000 (módulo II).

As modalidades em disputa são atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 e futebol de 7 (masculinos), ginástica artística, ginástica rítmica feminina, ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Flag football, parabadminton, rúgbi e skate acontecem em caráter de demonstração.

Municípios realizam seletivas

Considerada uma das maiores competições estudantis do Brasil, o JEMG mobiliza, todos os anos, milhares de alunos-atletas. Às vésperas da edição de 2017 do evento, municípios de todos os cantos do estado já iniciaram etapas seletivas para apontar seus representantes nos Jogos.

Essas seletivas, conhecidas como etapas municipais, são de responsabilidade das prefeituras locais e deverão ser realizadas em cada cidade que desejar participar do JEMG/2017. Segundo o regulamento, a participação do município na competição está condicionada à prévia realização da etapa municipal. Aquelas cidades que não puderem realiza-la deverão preencher o formulário de justificativa no sistema de inscrição.

Em Pirapora, no território Norte, os JOESP (Jogos Escolares de Pirapora) foram abertos no último dia 08 de março. As competições aconteceram no Ginásio Poliesportivo João Caires de Oliveira, no bairro Industrial. Cerca de cerca de 500 estudantes de 14 escolas participaram das disputas de basquete, futsal, vôlei e handebol, nos dois naipes.

Já os Jogos Escolares Municipais (JEM) de Três Corações, no Território Sul, terão início no último dia 13 de março e vão até 24 de março. As modalidades disputadas serão basquete, futsal, handebol e voleibol, todas com categorias feminina e masculina para alunos com idades entre 12 a 17 anos. Estão envolvidos no evento estudantes de 15 escolas da cidade.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, a seletiva para o JEMG/2017 foi realizada ainda em 2016. Os Jogos Escolares de Ipatinga (JEI) aconteceram em novembro com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. As disputas de handebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez, nos naipes masculino e feminino, contaram com a participação de cerca de 3 mil alunos-atletas de 30 escolas.

Quem também já tem definidos seus representantes no JEMG é a cidade de Lagoa da Prata, no território Oeste. Entre os dias 19 de agosto a 13 de setembro de 2016, foram realizados os XXIII JELP – Jogos Escolares de Lagoa da Prata 2016. A competição contou com a participação de mais de mil atletas em modalidades como futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, natação, peteca, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, skate e outras.

Execução

O JEMG acontece em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras das cidades que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são organizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da SEESP e da SEE e executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Os campeões estaduais do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

*Com informações da SEESP.

LEIA MAIS

Comentários