Os Jogos do Interior de Minas (Jimi) e os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) são uma das principais ferramentas de fomento e desenvolvimento do esporte no estado. Por meio desses torneios, novos talentos são descobertos, jovens são estimulados a seguir na prática esportiva e políticas públicas são desenvolvidas. Porém, mesmo diante da importância dessas competições, o secretário de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Itabira, José Gonçalves Moreira, anunciou nesta semana que a cidade não fará parte das disputas estaduais.
O comunicado, divulgado em entrevista feito pelo jornal Diário de Itabira, é feito poucas semanas depois de o Governo de Minas Gerais abrir inscrições para os Jimi. De acordo com a publicação, José Gonçalves alega que para enfrentar a crise financeira pela qual o município foi necessário suspender diversas atividades da sua pasta. A medida foi decidida pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB). Dessa forma, a participação em torneios estaduais, como os Jimi e os Jemg, está suspensa. Apenas os projetos sociais seguem funcionando normalmente.
Com isso, a Secretaria de Esportes segue em estado de “hibernação”, o que vem preocupando os membros do Conselho Municipal de Esportes de Itabira (Comespi). Eles acreditam que com essa mudança, a Secretaria de Esportes pode estar ameaçada e vir a ser extinta. Essa leitura, conforme destacou José Gonçalves, é equivocada. Segundo ele, a medida foi tomada para cortar gastos e remanejar mão de obra para otimizar outros projetos – porém, quando Itabira superar as dificuldades financeira, a pasta volta a funcionar normalmente.
LEIA MAIS
- Secretarias de Esportes e de Cultura de Minas Gerais firmam intercâmbio para modernização das Leis Estaduais de Incentivo
- Governo de Minas Gerais divulga relação parcial dos municípios habilitados no ICMS Esportivo. Itabira aparece na lista
- Já estão definidas as primeiras sedes dos Jogos do Interior de Minas 2018. Confira!
- Com inscrições abertas em março, São Gonçalo do Rio Abaixo oferece aulas gratuitas de xadrez