Crise financeira pode impedir que atletas itabiranos disputem os Jemg e Jimi

Durante a reunião do Conselho Municipal de Esportes (CME) realizada na segunda-feira, 7 de março, o conselheiro Marcelo Oliveira informou que a Prefeitura de Itabira determinou que a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) não realize a Corrida da Lua e que não inscreva atletas nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e nos Jogos de Minas (Jimi). As medidas são consequências da crise econômica que o Município enfrenta.

Marcelo Oliveira também destacou que o projeto Vida Ativa, que atualmente atende quatro mil idosos, só tem o seu funcionamento garantido até julho deste ano. O conselheiro afirmou que essas informações já foram repassadas pelo secretário da SMELJ, Elson Ferreira de Sá, aos professores de educação física.

O secretário do CME, Anderson Martins Cerceau, que ocupa uma cadeira por indicação do Município, explicou que essa determinação partiu do Gabinete de Crise, que atualmente é responsável por gerenciar as contas da Prefeitura. Porém, ainda não foi confirmado que Itabira ficará fora dessas disputas esportivas de Minas Gerais. As informações foram confirmadas por Elson Sá.

Em busca de solução

Na terça-feira, 8 de março, o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) reuniu-se com professores de educação física para tentar viabilizar a participação do município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e nos Jogos de Minas (Jimi). O encontro contou com a participação de Élson Sá e dos membros do CME Marcelo Oliveira e Anderson Martins Cerceau.

Na oportunidade, o prefeito Damon Lázaro de Sena ressaltou que, devido à crise econômica, foi necessário fazer cortes para equilibrar as despesas do município. Explicou ainda que o dinheiro da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Mineirais (Cfem), por lei, não pode ser usado para custeio de despesas, portanto, não poderia recorrer a este recurso para resolver a situação.

“Reconheço a vontade e a garra dos atletas na preparação para as competições e na busca de excelentes resultados para Itabira. O cancelamento do município no Jimi e Jemg ainda não está definido. Juntos, tentaremos levar os alunos por meio de parcerias”, disse Damon de Sena.

Apesar de destacar os esforços para que Itabira participe do Jimi e do Jemg, nenhuma ação concreta foi apresentada pelo Executivo Municipal. Porém, outras atividades esportivas – como o Campeonato Amador, a Corrida da Lua, a ginástica de trampolim e o projeto Vida Ativa –, que corriam o risco de sofrer cortes e até mesmo cancelamento, continuarão a ser executadas pela SMELJ.

Um novo encontro entre Damon de Sena, os professores de educação física e representantes da SMELJ acontecerá no próximo dia 15 de março.

 Conselho de Esportes

Na segunda-feira, o CME também realizou a eleição da sua nova mesa diretora. A primeira desde que se tornou deliberativo. A nova diretoria terá Luiz Carlos de Almeida “Lulu” como presidente, Rinaldo Lucas Araújo como vice-presidente, Anderson Cerceau como secretário e Raquel de Araújo Silva como tesoureira.

Comentários