COI aprova novas modalidades nos próximos Jogos Olímpicos, entre elas skate e surfe

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, prevista para sexta-feira, 05 de agosto, ainda nem aconteceu e o Comitê Olímpico Internacional (COI) já anunciou mudanças para a próxima edição do evento esportivo, que acontece em 2020 na cidade de Tóquio, no Japão. Cinco novas modalidades serão incorporadas aos quadros de disputa.

A decisão foi tomada por membros do COI durante congresso realizado no Rio de Janeiro e, agora, beisebol/softbol, caratê, escalada, skate e surfe passam a ser considerados esportes olímpicos. Outras três modalidades – boliche, squash e wushu (arte marcial) – também estavam no páreo, mas acabaram ficando de fora.

Essas cinco modalidades representam 18 novas provas durante a competição e 474 atletas a serem adicionados à competição em 2020. A decisão do COI reforça uma política que já vem sendo adotada pela entidade para globalização do esporte e para atrair ainda mais a atenção do público jovem ao movimento olímpico.

Porém, as mudanças nos Jogos Olímpicos não devem parar por aí. Os outros esportes que compõem a disputa ainda vão passar por avaliação e até 2017 deve ser definido se algum deles será cortado e quais irão compor as próximas disputas. Nado sincronizado e pentatlo moderno são algumas das modalidades ameaçadas de exclusão.

LEIA MAIS

Comentários