Atletas de Itabira conquistam 83 medalhas na primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo

No sábado, 11 de março, e no domingo, 12 de março, Itabira foi o palco do Taekwondo mineiro. O Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, na região central de Itabira, recebeu para a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 500 atletas de 20 cidades de Minas Gerais. A delegação itabirana contou com 91 lutadores, que conquistaram 83 medalhas.

Do total de medalhas conquistadas pelos atletas itabiranos, 39 foram de ouro, 38 de prata e seis de bronze. O resultado foi considerado excelente pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Oliveira, que destacou a importância do evento para consolidar o esporte na cidade.

Itabira, nos últimos anos, tem sido sede recorrente de uma das etapas do Campeonato Mineiro de Taekwondo. Com isso, a cidade, que já possui uma tradição nessa modalidade de artes marciais, reforça e amplia a prática esportiva e contribui para a formação de atletas mineiros de alto nível.

Na solenidade de abertura do evento, realizada no domingo, estiveram presentes em Itabira: o secretário adjunto de Estado de Esportes, Ricardo Sapi, prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB), do grão-mestre e vice-presidente da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), Marcelino Soares de Souza, e do secretário Martinho Francisco.

Em tempo

A primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo foi promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), com apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, e teve disputas nas categorias Fraldinha, Infantil, Mirim, Júnior, Adulto e Máster.

Saiba mais

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

Em Minas Gerais, o esporte chegou em 1976 por meio do Mestre Pian. Já a FTEMG foi fundada em 1984. Desde então, a federação mineira tem alcançado um número cada vez maior de atletas filiados. Atualmente, conta com 25 clubes, 60 academias, 150 vinculações e 40 mil atletas. Destes, quatro mil são faixas pretas.

LEIA MAIS

Comentários