Atleta itabirano é revelação no Minas Tênis Clube

O jogador de basquete Hebert Viana Ferreira – conhecido como Curió –, 17 anos, revelado pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) em 2013, foi transferido, este mês, para a categoria de base do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (BH). A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) enviou ontem, 16 de março, carta de liberação do vínculo do atleta com a PMI.

Segundo o professor municipal André Géber, Curió começou a treinar regularmente com acompanhamento, em um programa municipal de novos talentos, desenvolvido no centro esportivo do bairro Praia. “Depois de seis meses participando desse projeto, a professora Alessandra Cecília nos alertou sobre o potencial do Hebert”, lembrou.

No final de novembro do ano passado Hebert Viana deu início aos testes de seleção do clube belo-horizontino e, na última avaliação realizada em fevereiro deste ano, foi selecionado para a categoria de base do basquete. O estudante foi federado esta semana, por meio do Minas Tênis Clube, à Federação Mineira de Basketball (FMB) e, quando completar 18 anos, vai para a condição de atleta profissional, apto às disputas oficiais da modalidade.

Antes disso, aos 12 anos, Hebert Ferreira foi apresentado ao basquete e desde então, nunca deixou de praticar. “Quando eu era criança até tentei gostar de futebol, mas não deu certo. Quando tinha 12 [anos]comecei a jogar basquete na quadra da Praia [bairro]e nunca mais parei”, revelou Curió. Segundo ele, quando entrou para o projeto da PMI passou a treinar duas vezes por semana no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, “mas também praticava todos os dias na quadra do bairro”.

O atleta já está morando em Belo Horizonte com o seu irmão e, além do treino de segunda a sexta-feira, no Minas Tênis Clube, está terminando o ensino médio. “No momento a minha dedicação é o basquete e terminar os estudos”, concluiu Hebert Curió.

Esporte

De acordo com o professor André Géber, o Minas Tênis Clube é referência nacional nos esportes coletivos, nas modalidades vôlei – feminino e masculino – e basquete masculino. “Há anos o Minas investe, tem tradição e participa das competições da NBB [Novo Basquete Brasil]. Então, é sim uma grande referência nacional”.

*Com informações da Acom PMI.

LEIA MAIS

Comentários