Associação dos Amigos do Bairro Novo Amazonas reconstrói quadra esportiva do bairro

Os moradores do bairro Novo Amazonas decidiram montar uma força-tarefa,  em janeiro deste ano, para reformar a quadra esportiva do bairro, localizada na rua Santa Catarina, nº 74, Itabira, Minas Gerais. Para o sucesso da operação, a Associação dos Amigos do Bairro Novo Amazonas buscaram uma parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI).

De acordo com Fernando Muniz, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria e morador do bairro, “devido às péssimas condições da quadra, o local era utilizado como ponto de tráfico, uso de drogas e confusão”. Por isso, segundo ele, os moradores reativaram a associação do bairro e planejaram a recuperação do espaço. “A comunidade já vinha discutindo essa ação e no início do ano começamos a planejar eventos e festas para arrecadar o dinheiro da obra”, explicou.

Com a parceria da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), os moradores conseguiram a mão de obra, parte das tintas, um caminhão de brita, um de areia e 20 sacos de cimento. Já a Associação, investiu cerca de R$ 15 mil para concluir o trabalho e, a partir de agora, será responsável pela integridade da quadra.

“Com isso, queremos que a população tome esse tipo de iniciativa junto ao poder público. Temos que mudar essa mentalidade de que tudo é para a Prefeitura fazer, ou seja, depois de construído ou reformado, a comunidade tem que cuidar e ajudar na manutenção. O importante é a comunidade sentir que faz parte do processo”, avaliou Fernando Muniz, que ressaltou ainda a necessidade de incorporar a ideia “de que não é para quebrar, é para cuidar e usar”, refletiu.

Inauguração

Para comemorar a reconstrução da quadra, a Associação dos Amigos do Bairro Novo Amazonas irá realizar um evento festivo no próximo dia 7 de julho. Fernando Muniz reforçou ainda que o planejamento para arrecadar dinheiro continuará por meio das atividades e comercialização de comidas e bebidas típicas. “E todo esse lucro será revertido para a manutenção e preservação do espaço”, concluiu o secretário.

Confira imagens das obras:

LEIA MAIS

Comentários