A atriz britânica, Emma Watson, conhecida por interpretar a personagem Hermione Granger, da sagaHarry Potter, lançou uma serviço de consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales.
No texto de lançamento da iniciativa foi informado que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio no trabalho. Apenas 20% delas se sentiram confortáveis em relatar o ocorrido ao departamento de recursos humanos da empresa.
O aconselhamento visa instruir as mulheres sobre seus direitos e ajudá-las a entender que tipos de comportamento podem ser classificados como assédio. A consultoria será conduzida por mulheres, especialistas, que indicarão como registrar uma queixa contra o empregador e outros problemas legais normalmente vividos pelas vítimas.
O serviço será oferecido pela equipe do Rights of Women e advogadas trabalhistas voluntárias. Tudo funciona por telefone. A consultoria foi financiada pelo fundo Time’s UP, uma iniciativa que ganhou notoriedade após receber doações de celebridades que somavam mais de US$ 1 milhão. Emma Watson estava entre elas, é claro.
Parte da verba que tornou possível o lançamento também foi composta por doações de pessoas comuns, após os escândalos revelados pelo movimento #MeToo, em 2017. Na época, mais de 500 mil mulheres expuseram suas histórias de assédio apontando a magnitude do problema.
No lançamento da consultoria, a atriz disse que parece que as pessoas estão percebendo a escala do problema, “e certamente espero que, com padrões globais, como o recente tratado da Organização Internacional do Trabalho sobre assédio, começaremos a ver um novo clima de prevenção e prestação de contas nesta questão internamente”.
LEIA MAIS
- Catas Altas realiza exposição sobre vinho e Monsenhor Mendes dentro do Programa de Educação Patrimonial
- Literatura, cultura, música e gastronomia celebram 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana
- Olga Tokarczuk e Peter Handke ganham prêmio Nobel de Literatura
- Colibri representa a música baiana com disco de estreia solo