Atriz britânica investe em consultoria jurídica para mulheres assediadas no trabalho

A atriz britânica, Emma Watson, conhecida por interpretar a personagem Hermione Granger, da sagaHarry Potter, lançou uma serviço de consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales.

No texto de lançamento da iniciativa foi informado que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio no trabalho. Apenas 20% delas se sentiram confortáveis em relatar o ocorrido ao departamento de recursos humanos da empresa.

O aconselhamento visa instruir as mulheres sobre seus direitos e ajudá-las a entender que tipos de comportamento podem ser classificados como assédio. A consultoria será conduzida por mulheres, especialistas, que indicarão como registrar uma queixa contra o empregador e outros problemas legais normalmente vividos pelas vítimas.

O serviço será oferecido pela equipe do Rights of Women e advogadas trabalhistas voluntárias. Tudo funciona por telefone. A consultoria foi financiada pelo fundo Time’s UP, uma iniciativa que ganhou notoriedade após receber doações de celebridades que somavam mais de US$ 1 milhão. Emma Watson estava entre elas, é claro.

Parte da verba que tornou possível o lançamento também foi composta por doações de pessoas comuns, após os escândalos revelados pelo movimento #MeToo, em 2017. Na época, mais de 500 mil mulheres expuseram suas histórias de assédio apontando a magnitude do problema.

No lançamento da consultoria, a atriz disse que parece que as pessoas estão percebendo a escala do problema, “e certamente espero que, com padrões globais, como o recente tratado da Organização Internacional do Trabalho sobre assédio, começaremos a ver um novo clima de prevenção e prestação de contas nesta questão internamente”.

LEIA MAIS

Comentários