Vinicius Barcelos lança a turnê-solo “Minasgeirando” em show no Casarão Altamente em Itabira

Egresso do coletivo cultural Nosso Fulcro, Vinicius Barcelos dá início à sua trajetória solo na cena artística itabirana com a turnê “Minasgeirando”. O ponto de partida dessa jornada musical será no Casarão Altamente na sexta-feira, 11 agosto, a partir das 21h, quando participa de uma noite dedicada à arte independente.

Porém, antes da sua apresentação, às 20h, Vinicius Barcelos participa, também no Casarão Altamente, da mesa redonda “Música Independente”. O bate-papo conta com a participação dos músicos Van Basten Moura (Postura), João Jardel (Poison or Medicine), Tai Saint-Bohetu (Tai Experience) e Gustavo Linhares, editor do Trem das Gerais.

“A música independente vem ganhando espaço cada vez mais, discutir sobre ela é de total relevância, tanto para termos as noções do que já se teve melhora neste meio quanto entender o que ainda é preciso ser alcançado”, avalia Vinicius Barcelos.

08

Depois da mesa redonda, o músico mostrará ao público itabirano 14 canções autorais que passeiam por ritmos como valsa, reggae, samba e pop. Durante a apresentação, também interpreta músicas de artistas como Marcelo Jeneci, Criolo, Seu Jorge, Lenine, Maíra Baldaia, Raça Negra, dentre outros. No palco, Vinicius será acompanhado pelo parceiro musical Keven William, na guitarra, e Ronaldo Luciano, seu pai e que assume a percussão.

“’Minasgeirando’ é o espaço que crio para mostrar a arte que produzo. A turnê, que além da música, leva a exposição fotográfica ‘Bolo de Limão’ e um estilo teatral de apresentação, começa aqui em Itabira, onde pretendo me apresentar em lugares que alcance todo e qualquer tipo de público disposto a ouvir minha música da diversidade. Minha ideia é levar a turnê por cidades de Minas Gerais divulgando meu trabalho e acreditando que a música alegra a vida das pessoas”, conta Vinicius.

O neologismo que forma o nome da turnê reflete a experiência de vida e artística do músico. Nascido em Itabira, ele passou pelo norte de Minas Gerais – onde começou seus estudos musicais – e Ouro Preto. Essa oportunidade de conhecer vários lugares do estado acabou por refletir na construção dele como artista.

10

“Música para mim é algo feito para tocar nossa alma, sem pertencer a padrões, gêneros, estilos ou nada que limite a música. Acredito que não existe música boa, o bom está no ponto de vista de cada um e deve ser respeitado. Por isso meu lema é a ‘Música da Diversidade’, por acreditar que música é música e ponto”, ressalta.

Na noite de sexta-feira, Vinicius Barcelos se apresenta ao lado de outros dois nomes da cena independente mineira. Também sobem ao palco do Casarão Altamente a banda itabirana Poison or Medicine e o projeto Tai Experience, de Governador Valadares.

“O Casarão Altamente está bombando a cidade e alcançando um público bem variado de pessoas que procuram esse meio mais alternativo de se divertir, que aqui em Itabira ainda é novidade. O mais legal é que o Casarão vem abrindo porta tanto para novos artistas, como eu, quanto para pessoas afim de curtir a noite, e às vezes, o dia também”, destaca Vinicius.

20708433_2011020512503528_1746299193508024186_n

SERVIÇO

Vinicius Barcelos, Poison or Medicine e Tai Experience no Casarão Altamente
Data e horário: sexta-feira, 11 de agosto, às 21h
Local: Casarão Altamente (Rua Major Paulo, 10, Penha, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: R$ 10 (1º lote) e R$ 15 (2º lote)

*Compre seu ingresso online aqui.

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.