Vila Paciência recebe a Estação da Poesia do 42º Festival de Inverno de Itabira

Os apreciadores da literatura têm um encontro marcado para hoje, 06 de julho,  na Praça Fábio Pires, às 19h horas, na Vila Paciência. Uma oportunidade de dialogar sobre literatura, conhecer novos autores ou encontrar os amigos para um bom “dedo de prosa”.  A programação será bastante cultural para os amantes da poesia com a participação de vários convidados, são eles Drummonzinhos e Coletivos Literários, como Sarau Livre, sarau de Itabira, Que tal hoje, Mulheres em Chamas e Sarau das Cachorras.

Os Drummonzinhos apresentam o espetáculo “SáMarias” que conta a história da convivência de Drummond com Sá Maria durante a infância do poeta e traz elementos da Consciência Negra e cultura afro-brasileira como o congado, percussão, ritmos afro-brasileiros, capoeira, candomblé e umbanda.

Sarau das Cachorras é uma performance que homenageia o congado, a África e povo Brasileiro. Faz uma crítica à intolerância religiosa e ao uso indiscriminado da fé. Canta e conta a riqueza da cultura e das tradições brasileiras.

O coletivo Mulheres em Chamas foi criado a partir de experimentações vocais e percussivas de cantigas populares e vissungos, evocações ao feminino.

O bairro Vila Paciência será palco da Estação de Poesias, abrindo campo de criação, arte e troca de experiência, por meio de declamações, saraus, performances e intervenções, possibilitando assim a difusão da poesia.

Literatura - Vila paciencia

Artes plásticas

Também tem início hoje, a abertura da exposição “Caminhos de um Itabirano”, de Will Santos, que abre as portas a partir das 19h30, na Fazenda do Pontal. O público poderá conferir a mostra até o dia 31 de julho, sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, das 10h30 às 16h30. As entradas são gratuitas.

Essa exposição de fotografias, marca a trajetória de buscas, conquistas e saudades do itabirano Will Santos, registradas por meio do telefone celular. Mais saudades do que conquistas, mas conquistas que valeram saudades. Ele retrata como é viajar, trabalhar, conhecer, voltar para matar a saudade, desbravar novamente, tentar, fracassar, conseguir e vencer.

exposição Will santos

Confira aqui a programação completa do 42º Festival de Inverno de Itabira.

Comentários